O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fechou parceria com o Hospital Florianópolis, no Bairro Estreito, para que estudantes do curso de Fisioterapia possam atuar na unidade. Discutida desde dezembro de 2015, a parceria agora aguarda a assinatura do convênio pela Reitoria. As informações são da assessoria de comunicação do governo estadual.
O acordo beneficiará acadêmicos da sétima e da oitava fases da graduação, que cursam as disciplinas ligadas à área de Fisioterapia Respiratória, assim como as de Fisioterapia Ortopédica, Reumatológica e Traumatológica.
Essas últimas três matérias já são desenvolvidas fora da Udesc Cefid, no Hospital Governador Celso Ramos e no Hospital Infantil Joana de Gusmão, também na Capital.
Segundo a chefe do Departamento de Fisioterapia, Elisabete Maria de Oliveira, os alunos poderão conviver com uma nova equipe de trabalho, além de realizar práticas de ensino, pesquisa e extensão. Para a professora, a experiência também será boa para a equipe do hospital, já que é a primeira vez que o local receberá estágios.
"A Udesc está abrindo as portas para eles realizarem estágios com outras instituições e outras áreas, como Nutrição e Radiologia. Eles aceitaram porque o Cefid já tem mais de 20 anos nessa área de estágio na Secretaria de Estado da Saúde. Para o hospital, é um modelo que pode ser usado e aplicado depois", enfatiza.
A parceria atende um pedido dos alunos, que precisavam se deslocar do centro de ensino para as aulas práticas em unidades de saúde muitas vezes situadas longe, diferentemente do Hospital Florianópolis, localizado a cerca de quatro quilômetros da Udesc Cefid, que fica no Bairro Coqueiros.