Dirigido por Sean Mathias, Bent (Inglaterra/Japão, 1997) é baseado na peça homônima de Martin Sherman, protagonizada nos palcos por atores como Richard Gere, Ian McKellen e José Mayer. A palavra-título em inglês significa inclinado, torcido, tendência, predisposição, determinação a fazer algo, mas também é uma gíria ofensiva para se referir a homossexuais. O tema do filme é a perseguição a homossexuais no período nazista e o dilema de Max (Clive Owen), enviado para o campo de concentração de Dachau, em assumir sua relação com Horst (Lothaire Bluteau, prêmio de melhor ator no festival de Gijon), despindo o uniforme com os triângulos amarelos sobrepostos identificadores dos judeus (formando a estrela de David) para vestir aquele com o triângulo rosa, identificador dos homossexuais. Peça e filme têm, além do valor estético, importância histórica indiscutível, ao trazer à luz este tema tabu, apresentado também no premiado documentário Parágrafo 175 (2000), em que Pierre Seel conta como assistiu à morte do seu companheiro, devorado vivo pelos cães dos nazistas.
Neste encontro de 18 de setembro, sexta-feira, às 18 horas, o apresentador do filme é o professor e ator Leon de Paula. Graduado em Artes Cênicas pela UDESC, onde é professor, defendeu recentemente o mestrado em Teatro na mesma instituição, com a dissertação ECOS DOS SERMÕES – A PAIXÃO Segundo Todos Os Homens, de Wilson Rio Apa, em Florianópolis. Desde 1997 atua na Companhia Teatro Sim… Por quê Não?!!! tendo percorrido recentemente o Brasil com o espetáculo O Pupilo quer ser Tutor, texto de Peter Handke e direção de Francisco Medeiros, produzido pela própria Companhia.
Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Para os idealizadores, Professores Dra Anelise R. Corseuil (UFSC), Dra Brígida de Miranda (UDESC), Ms. Leon de Paula (UDESC) e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho (USP), está é uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecida pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida ocorre a exibição do filme, legendado, em formato DVD.
Informações
Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846 fundacaocultural@badesc.gov.br
Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696 recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br