spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

(A)Gentes do Riso fazem intervenções urbanas a partir desta terça-feira na Grande Florianópolis

Variedades(A)Gentes do Riso fazem intervenções urbanas a partir desta terça-feira na Grande...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A intervenção cênica “O Abismo” será realizada a partir desta terça-feira, 15, até o dia 18 de março, nas ruas de quatro cidades da Grande Florianópolis. A primeira apresentação será em Biguaçu, nesta terça. Os locais e horários não serão divulgados. O objetivo é surpreender.

A intervenção será feita pelos (A)Gentes do Riso – coletivo artístico que leva a arte do palhaço para a comunidade hospitalar, humanizando o ambiente e suas relações por meio do riso, da alegria, da musicalidade e da poesia.

Na intervenção cênica “O Abismo”, mais uma vez eles mostram o que há de positivo depois de atravessar uma situação aparentemente negativa: cair.

Usando o teatro e o circo, os palhaços estimularão pessoas que estão passando na rua a participar da intervenção cênica e ir ao encontro do abismo – representado por uma escada. A ideia é que esse movimento impulsione no transeunte a superação dos limites, a ruptura com o cotidiano e com seus padrões e limitações.

Arquétipo do Louco

Em “O abismo”, o impulso criativo parte da imagem arquetípica do Louco, frequentemente associada à figura do palhaço e dos demais integrantes da matriz da tipologia cômica (que inclui bobos, bufões e histriões). O Louco, à beira de um abismo, segue caminhando e olhando para o céu. Seu estreitamento com o lado instintivo coloca sua intuição em sobreposição a lógica homogênea e convencional.

 “O Louco não dá atenção ao medo e, por isso, esse sentimento perdeu poder sobre ele. O Louco é liberto, capaz de ser receptivo às experiências livres da vida e à interação com o meio”, explica Débora.

Assim como o Louco, os palhaços se preparam para o mergulho em “O ABISMO” e convocarão os transeuntes ao lançamento.

O ABISMO tem o apoio do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, da Fundação Catarinense de Cultura, do FUNCULTURAL e do Edital Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014.

​Neste ano, a Traço comemora 15 anos de estrada e essas apresentações integram a programação de comemoração que acontecerá ao longo do ano.

 Cronograma:

15 de março – Biguaçu

16 de março – São José

17 de março – Palhoça

18 de março – Florianópolis