As obras de construção da chamada ponte segura, estrutura que vai garantir a sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante o trabalho de restauração chegaram na etapa final. Nesta terça-feira, 8, começa a ser erguida a quinta e última treliça que ligará as quatro torres já construídas. O prazo para conclusão do trabalho executado pela empresa Empa, que faz parte do grupo português Teixeira Duarte, era de 180 dias, até abril deste ano. As informações são da assessoria de comunicação do governo estadual.
Já se preparando para a próxima etapa das obras, em dezembro de 2015, o Governo do Estado apresentou a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte para executar também a última fase dos trabalhos, sem necessidade de licitação diante da natureza singular do serviço e da especialização da empresa. Para garantir transparência e promover um debate sobre o tema, foram encaminhadas cópias da proposta com toda a fundamentação jurídica e informações sobre o orçamento para o Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa (Alesc).
As treliças da "Ponte Segura"
A primeira treliça foi erguida no dia 10 de dezembro de 2015, a segunda em janeiro deste ano, a terceira e quarta em fevereiro e agora a quinta. Todas as treliças foram levadas de balsa pelo mar até a ponte. Após serem posicionadas foram içadas com cabos que estavam acoplados no eixo de um macaco hidráulico e na treliça içada.
Foram quatro macacos, dois em cada torre que através dessas barras foram acoplados. Cada macaco tinha a capacidade de içar 100 toneladas e cada treliça tem 94 toneladas. Todos os pontos foram soldados quando as treliças eram encostadas nas vigas existentes sobre as torres. Toda a tecnologia usada, e metodologia executiva, era de não forçar o vão central da Ponte Hercílio Luz.
As cinco treliças metálicas que foram colocadas lado a lado formarão um leito, onde serão colocados 54 macacos hidráulicos. Todo o peso do vão central da Hercílio Luz, que é de cerca de cinco mil toneladas, será colocado sobre a sustentação inferior para que possa ser feito o trabalho final de restauração da Ponte.
A obra
Em abril de 2015, tendo em vista a situação emergencial para a conclusão da etapa da ponte segura, o Estado contratou a empresa Empa, do grupo português Teixeira Duarte. A empresa concluiu a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte, no dia 4 de outubro, cumprindo o prazo contratual que foi de 180 dias.
No dia 6 de outubro, o Governo do Estado liberou a ordem de serviço para a conclusão das treliças da estrutura inferior que farão a ligação entre os apoios e as torres principais da Ponte Hercílio Luz, etapa que está sendo executada atualmente. O investimento é de R$ 11,4 milhões, e o prazo previsto também é de 180 dias (até abril deste ano).
Histórico
A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.