spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Balneário na Ponta de Baixo em São José passa por revitalização a pedido dos moradores

Grande FlorianópolisBalneário na Ponta de Baixo em São José passa por revitalização a...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Balneário Guararema, no bairro Ponta de Baixo, em São José, na Grande Florianópolis, está passando por uma revitalização. O pedido foi apresentado por moradores do bairro em audiências e no projeto "Fala, São José!". Para atender a reivindicação da população, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Projetos Especiais, está investindo em áreas de lazer na região. 

A empresa vencedora da licitação deve finalizar a obra até o início do mês de julho

Segundo o secretário de Projetos Especiais, Rodrigo de Andrade, as antigas calçadas já foram todas retiradas e as novas estão sendo instaladas ao longo da orla, respeitando as normas de acessibilidade, com pavimentação em paver e muretas para garantir a segurança de pedestres. “A obra está andando em um ritmo ótimo e, se as condições climáticas ajudarem, a inauguração ocorrerá no prazo pretendido”, destaca Rodrigo de Andrade.

Na orla da praia está sendo construído um deck de 150 metros de comprimento e 2,5 metros de largura na extensão da faixa de areia, com recuo para embarque e desembarque de transporte marítimo. As vigas estão sendo concretadas para dar suporte ao deck, que dentro de 20 dias, deve ser concluído.

No local também haverá quadra de vôlei de praia, academia ao livre para a prática de atividades físicas, mobiliário urbano com bancos, mesas e lixeiras, iluminação pública, sinalização e paisagismo.

No dia 17 de março, a prefeita Adeliana Dal Pont, o superintendente da SPU/SC, André Ricardo de Souza, e o secretário de Projetos Especiais, Rodrigo de Andrade, assinaram a cessão de uso da área da Ponta de Baixo para a construção do trapiche do Balneário Guararema.

Com 77 metros na parte fixa e 36 metros flutuantes, o trapiche será construído com concreto e PVC para garantir a durabilidade e segurança do equipamento, que poderá receber embarcações de pequeno e médio porte, além de facilitar para os pescadores, que terão um espaço exclusivo para guardarem os barcos de pesca.

As sapatas do trapiche já estão prontas e a obra está em processo de estaqueamento, que é feito por uma balsa. Em seguida,  vigas e transversinas serão instaladas para a construção de uma laje pré-moldada, finalizando o deck do trapiche.

A revitalização da orla da praia fomentará o turismo e a gastronomia, gerando empregos e renda para o município, além de incentivar a prática de esportes náuticos e a pesca.