Estão abertas até 10 de fevereiro as inscrições para participar da segunda turma da Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica. Interessados devem acesssar o site www.escoladepalhacos.com.br. A turma de 2015 contou com alunos de várias partes do Brasil, sendo que 20 deles concluíram o curso.
Para 2016, a Escola traz novidades, entre elas os dois módulos de estudos. Um direcionado para alunos iniciantes que tenham interesse em começar a estudar a arte da palhaçaria, com duração de três meses, de 1 de março a 31 de maio, sendo que as aulas são ministradas pelos palhaços Pepe Nuñez e Vanderléia Will; o outro módulo é profissionalizante e com duração de seis meses tendo disciplinas de canto, expressão corporal, técnicas de diferentes atividades circenses, bem como aprender cada ação necessária para fazer com que um circo funcione, desde a montagem da lona até a passagem de luz e som. O segundo módulo será de julho até dezembro.
Ao longo dos seis meses de formação, artistas consagrados de várias partes do Brasil e do mundo vão ministrar uma oficina para os alunos e apresentar os melhores espetáculos de seus currículos, pelo menos uma vez por mês. “Ano passado recebemos nomes como o Mágico Rissoni, Márcio Libar, Richard Riguetti, Ricardo Puccetti e Victor Avalos que passaram ricos conhecimentos aos alunos”, avalia Pepe Nuñez, co-fundador do Circo e diretor da Escola de Palhaços que atualmente é referência na arte da palhaçaria no Brasil, ao lado da Elipsa, do grupo Offsina, do Rio de Janeiro.
A seleção dos alunos aprovados para a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica será no dia 15. “Como na primeira turma, vamos receber pessoas de diferentes cidades do Brasil, não apenas de Florianópolis, isso nos deixa felizes ao mesmo tempo em que aumenta nossa responsabilidade”, observa Pepe. Todas as pessoas interessadas em fazer as aulas estão convidadas a fazer as inscrições. “O palhaço é um profundo auto-conhecimento e praticar esse exercício, que pode ser lindo e doloroso ao mesmo tempo, é direito de todo e qualquer ser humano”, convida.
O Circo da Dona Bilica é um espaço cultural localizado no Sul da Ilha. Pelo picadeiro, passam artistas de todas as áreas: artes visuais, cênicas, música, dança e gastronomia. O local conta com o restaurante Dom Pepe que abre para almoço de sexta a segunda-feira, e para jantar de quinta, sábado e domingo, com pratos e petiscos tipicamente espanhóis.