Estrelas nacionais e internacionais estão presentes neste encontro com novidades para o intercâmbio de conhecimentos e cases de sucesso de outras cidades.
Architectour 2009, Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo começou ontem na Capital e vai até amanhã as 19h com a presença do argentino Alberto Varas, do uruguaio Rafael Lorente, do argentino Carlos Lamela de alguns brasileiros como Eduardo Castro Mello e da brasileira radicada na França, Elizabeth de Portzamparc. O evento está acontecendo no Centro de Convenções da USFC para discutir a falta de planejamento das grandes cidades e a maneira como o assunto vem sendo tratado tanto no Brasil quanto na Europa. Também estão sendo debatidos temas como urbanismo e a utilização de praças e parques para a qualidade de vida de uma cidade, criação de marinas e a revitalização das cidades para o turismo.
O seminário é voltado para arquitetos, ambientalistas, geógrafos, engenheiros, turismólogos, historiadores, designers, administradores públicos, estudantes, entre outros.
O objetivo do evento é criar estratégias de valorização da cultura e preservação do meio ambiente, incentivar o debate sobre arquitetura, cultura e turismo com grandes amostras de Centros Culturais, Museus, grandes monumentos e ícones com o resgate das culturas locais, a importância dos espaços culturais e esportivos, marinas e waterfronts, turismo de eventos e seus espaços temáticos.
Na abertura do evento, Elizabeth de Portzamparc apresentou pela primeira vez a maquete do Centro Cultural França-Brasil, que será construído na Beiramar Norte, ao lado da Casa do Governador. O projeto terá aproximadamente 5 mil metros quadrados com formas irregulares, na posição obliqua, trazendo leveza para o projeto. O evento vai até amanhã, dia 10 de setembro, na UFSC e as inscrições ainda estão abertas.