A partir de janeiro, proprietários de terrenos baldios em Florianópolis serão notificados por carta da Prefeitura, dando prazo de 15 dias para limpeza do local, sob risco de multas de R$ 500 a cada quinzena do não cumprimento da notificação. A ação é feita em conjunto entre o Programa de Combate à Dengue e a equipe de Geoprocessamento, que já localizaram pelo menos 18 mil donos dessas áreas. As informações são da PMF.
Outros cerca de 6 mil terrenos não tiveram seus proprietários localizados. Por isso, uma nova força-tarefa será acionada para que eles sejam identificados e também notificados. Outra ação definida na reunião desta quinta-feira, 17, é a notificação de pouco mais de 600 proprietários de casas onde foram identificadas piscinas abandonadas, com risco de se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chicungunya).
A prova do processo seletivo dos agentes de combate a endemias que reforçarão as equipes do Programa de Combate à Dengue será aplicada neste domingo, 19. Na primeira semana de janeiro, 200 deles serão capacitados e avaliados para a escolha dos 100 que serão contratados e devem entrar em campo ainda na primeira quinzena de janeiro.