A Prefeitura de Palhoça, na Grande Florianópolis, vai prestar uma homenagem póstuma ao surfista Ricardo dos Santos, na Guarda do Embaú, onde ele nasceu, viveu e faleceu, em 2015, antes de completar 25 anos de idade. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Turismo e Fundação Municipal de Esporte e Cultura.
A programação terá início às 17h30 desta quarta-feira, 20, com a primeira homenagem a Ricardinho, quando os surfistas formarão um círculo no Rio da Madre, justamente onde o atleta palhocense ensaiou as primeiras manobras.
Às 19h30, haverá o descerramento de uma placa em memória do surfista, formada basicamente por uma prancha de surfe estampada com a foto de Ricardinho. Na sequência, 20h, será celebrada uma missa ao ar livre, também no Centrinho da Guarda do Embaú.
Dia municipal do Surfe
O prefeito Camilo Martins enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que propõe a criação do Dia Municipal do Surfe, para eternizar a dedicação do atleta que era um especialista em ondas grandes e tubulares.
Camilo Martins diz que Palhoça deve reverenciar o nome de Ricardinho dos Santos. “Ele deu um passo para a eternidade, quando perdeu a vida prematuramente. Com certeza Ricardinho faria história com sua carreira brilhante no surfe. Hoje ele é uma lenda, motivo de orgulho de ser palhocense, e nós, principalmente os nativos, temos a responsabilidade e o dever de manter sua memória viva, como exemplo de vida e dedicação a essa modalidade de esporte radical”, disse o prefeito.