spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Governo de SC e Prefeitura estudam decretar Estado de Emergência Sanitária em Canasvieiras

Meio ambienteGoverno de SC e Prefeitura estudam decretar Estado de Emergência Sanitária em...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis avaliam a possibilidade de decretar Estado de Emergência Sanitária em Canasvieiras. “A medida poderá desburocratizar as ações que já começaram a ser executadas e, esperamos, com resultados positivos nos próximos dias para essa região”, afirmou o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira. Na manhã desta segunda-feira, 11, ele participou de reunião com o prefeito César Souza Jr., deputado Marcos Vieira e técnicos da Prefeitura e do Executivo Estadual para tratar da contaminação do Rio do Braz, no Norte da Ilha de Santa Catarina, por despejo de esgoto. As informações são da assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

No último relatório divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) a praia de Canasvieiras apareceu com todos os pontos impróprios para banho. Clique aqui para ver a matéria do DeOlhoNaIlha sobre os pontos próprios e impróprios para banho em Florianópolis. 

 “É uma situação que precisa ser equacionada, e a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura possibilitará a busca de uma solução”, acrescentou Moreira. O excesso de chuva nos últimos meses, de acordo com os técnicos, provocou aumento do volume de água no rio e o seu “sangramento” na praia.

 Como resultado do encontro, a Casan se comprometeu em ampliar em 25% a capacidade de bombeamento do sistema de esgoto no distrito. “Como medida emergencial, vamos instalar uma quarta bomba na estação elevatória à margem do Rio do Brás e construir uma linha com 400 metros até a rede que leva o material à estação de tratamento”, informou o técnico da Casan, engenheiro Jair Sartorato.

 Além disso, a médio e longo prazo, em parceria com a administração municipal, estamos fazendo uma limpeza dos canais de drenagem para garantir o fluxo normal do rio, que desemboca no Rio Papaquara. Também está prevista a ampliação da estação de tratamento já para a próxima temporada.

 Hoje, de acordo com Sartorato, os distritos de Canasvieiras e de Cachoeira do Bom Jesus são atendidos por rede coletora de esgoto, por isso, “não se justifica a presença de material não tratado na rede pluvial".

 Mais de 50% dos imóveis de área e em Cachoeira do Bom Jesus não estão ligados à rede da Casan, informou o prefeito, que se comprometeu em intensificar a fiscalização. “Todos as unidades foram notificadas das irregularidades e cerca de 23% já procedeu, voluntariamente as correções", afirmou.. Entre os principais problemas identificados, conforme o prefeito, estão falta de conexão ou ligação parcial ao sistema de coleta, água pluvial sendo despejada na rede de esgoto, esgoto conectado à rede pluvial e falta de caixa de gordura.

 O Governo do Estado e a Prefeitura também ficaram de avaliar tecnicamente a possibilidade da construção de um dique com material flexível para manter o curso natural do Rio do Brás