A começar pela identidade visual, assinada pelo artista plástico Luciano Martins, muita coisa mudou na 11ª edição da Fenaostra (Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana), que se realiza de 16 a 25 de outubro, no CentroSul, em Florianópolis. A organização investe na força das redes sociais para potencializar a divulgação do evento e atrair um público bastante diversificado e, ao que tudo indica, recorde. Os shows nacionais ganham força, saindo dos pavilhões e ganhando a passarela do samba. “Com o slogan “Floripa toda se encontra lá!”, a festa quer consolidar a imagem de espaço verdadeiramente democrático, que reúne todas as classes sociais, para celebrar a alegria de viver de quem é da Ilha de Santa Catarina, por nascimento ou adoção.”, explica Guilherme Pereira, superintendente do IGEOF (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis), órgão responsável pelo evento, que prevê que devam passar pelo Centro de Convenções de Florianópolis cerca de 200 mil pessoas durante os 10 dias de festa.
A Fenaostra 2009 vai usar e abusar das ferramentas de divulgação via Internet. Além do site, www.fenaostra-floripa.com.br, são três os blogs feitos para divulgar atrações, bastidores e as novidades preparadas para a festa. O realezadafenaostra.blogspot.com é um diário da rainha e princesas da festa; no artesanatonafenaostra.blogspot.com você encontra as novidades que os expositores estão preparando para o Pavilhão do Artesanato; e o fenaostranamidia.blogspot.com é assinado pela equipe da área de comunicação e marketing do evento. Além da comunidade do Orkut, “Fenaostra 2009”, o público vai poder acompanhar toda a movimentação da festa via twitter, www.twitter.com/fenaostra2009“.
Festejada como um dos destinos turísticos mais procurados do País e já reconhecida como a Capital da Inovação, por despontar no cenário nacional como um dos mais destacados pólos tecnológicos brasileiros, Florianópolis também vem se consolidando como uma verdadeira grife, quando o assunto é a produção de ostras. A capital catarinense responde hoje por 95% da chamada ostra do pacífico cultivada no País, comercializando 581 toneladas em 2008. Nada mais natural, então, que o molusco tenha virado protagonista de um grande festival de gastronomia e cultura, a Fenaostra.
O evento atrai um número cada vez maior de visitantes, consolidando-se como a única promoção do gênero no País a reunir, em um mesmo espaço, atividades nas áreas gastronômica, técnico-científica, econômica e cultural, dando ênfase à cultura açoriana. A festa mobilizará a cidade durante 10 dias, com uma programação que também oferece cursos e seminários de aperfeiçoamento técnico voltados à maricultura e coordenados pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e Santa Catarina).
Mas, sem dúvida alguma, o carro-chefe é a gastronomia, com espaços destinados à degustação de ostras e outros frutos do mar, preparados das mais diversas formas. A agenda prevê concursos para bares e restaurantes e também para gourmets e chefs, que este ano ficarão a cargo do consultor gastronômico Paulo Abreu.
A cultura será outro destaque, com um pavilhão especialmente concebido para a comercialização do artesanato ilhéu, além de uma vasta programação artística – com as brincadeiras do boi-de-mamão, pau-de-fita e artesãos produzindo peças ao vivo. Shows com grandes nomes da música nacional e com artistas locais completam o cardápio eclético da festa. Nomes como Alexandre Pires, Jorge Aragão e Arte Popular estão confirmados para apresentações na Passarela Nego Quirido.
A Fenaostra surgiu há 11 anos para ajudar a divulgar a ostra catarinense e abrir, assim, novos mercados para os produtores. É uma festa popular, que celebra a cultura açoriana da Ilha de Santa Catarina, mas sem dar as costas à Florianópolis cosmopolita dos dias de hoje. “Na última década, a cidade despertou para outras vocações, reinventou-se e acabou se transformando em um destacado pólo tecnológico. Essa mudança está fortemente retratado na FENAOSTRA desse ano. A tradição e a inovação estarão lado a lado”, informa o superintendente do IGEOF, Guilherme Pereira, órgão da Prefeitura Municipal responsável pelo evento.