Inaugura nesta sexta-feira, 5, no Rio Tavares, em Florianópolis, a Praça da Terra, um espaço voltado à alimentação orgânica e à sustentabilidade. O local terá intensa programação de Carnaval.
O espaço fica na Rua Antônio Luiz Moura Gonzaga, 1725 (próximo à Igreja de Pedra).
Na noite desta sexta-feira e nos demais dias de Carnaval, além do espaço e dos serviços oferecidos pela Praça da Terra, o público ainda poderá desfrutar de algumas atrações especiais, e gratuitas.
Programação
Na sexta-feira à noite haverá música de ótima qualidade com o Trio DuGrão, abertura da exposição “Máscaras Voadoras”, com colagens da artista e designer Vanessa Neuber, além de bazar sustentável, e da primeira edição da feira orgânica noturna.
No sábado à tarde terá um Bailinho de Carnaval para os pequenos, com música de boa qualidade, e Oficina de Modelagem de Máscaras, com um brinquedo orgânico, que está sendo lançado com exclusividade no Brasil.
No sábado e nas demais noites de Carnaval também haverá atrações musicais (vide box e cartaz em anexo), além de bazar sustentável.
O local começa a funcionar oferecendo uma praça de alimentação com food trucks, containers, e food bike com alimentos e bebidas prioritariamente orgânicos, agroecológicos e artesanais, e cardápios com oferta de muitas opções vegetarianas, veganas, inclusivas e não-alergênicas; e com a realização de eventos culturais e comunitários. Semanalmente o espaço também irá sediar uma feira orgânica noturna.
Nesta primeira etapa o espaço também terá um showroom com produtos orgânicos não perecíveis que, em breve, deve se tornar uma loja e sede de uma associação de consumidores, que oferecerá produtos orgânicos a preços direto do produtor. A ideia é consolidar junto aos consumidores da comunidade uma associação de compra de orgânicos, com princípios de fidelidade e compra coletiva, aumentando o acesso aos produtos orgânicos, reduzindo custos e fortalecendo o trabalho dos produtores no campo.
Outras etapas do Espaço serão a implantação de um escritório de coworking e a construção de uma Co-zinha, cozinha coletiva certificada para a manufatura de alimentos 100% orgânicos, como pães, bolos, biscoitos, doces, pratos congelados, para atender a cozinheiros e pequenos empreendedores que desejam certificar sua produção. A cozinha também deve servir para a realização de cursos e oficinas.
Quem faz a Praça da Terra
Bijajica Organic Catering – uma empresa especializada em serviço de Catering, que utiliza sempre produtos orgânicos, agroecológicos e artesanais, valorizando a identidade gastronômica e a biodiversidade alimentar local. A Bijajica é um projeto do chef Fabiano Gregório, engajado com o movimento slowfood, e integrante do Convivium Mata Atlântica.
Na Praça da Terra, a Bijajica estará com uma food bike, oferecendo sorvetes orgânicos e sem lactose da marca Santo Fruto, de Bento Gonçalves (RS).
Além disso, realiza eventos corporativos, como coquetéis e coffee breaks para empresas, com temáticas de sustentabilidade, aniversários, casamentos, e eventos em geral. Conta ainda com uma série de produtos exclusivos da panificação e confeitaria artesanal.
Giro Mondo Pizzaria Artesanal – A Giro Mondo nasceu da paixão e da busca pela mudança. Mudança do corre-corre habitual de um executivo que, acostumado a gerir os negócios de terceiros, decidiu gerir o seu próprio. Além, obviamente da paixão pela pizza. Mas outras paixões também moveram o empreendedor Roni Almeida a idealizar a Giro Mondo | Pizzaria Artesanal, como as viagens, as bicicletas, as motos, mas, sobretudo, a busca por uma vida saudável e com menos atropelos. A Giro, sim, podemos carinhosamente já chamá-la assim, com aquele sotaque italiano, que todo brasileiro sabe bem imitar, está montada em um container com forno à lenha, o que é uma inovação, pois, acredita-se que a Giro Mondo seja a pioneira no estilo container com forno à lenha. Esse detalhe, bem como outros que estão por vir, estão sendo minuciosamente pensados por Roni. A intenção é oferecer aos clientes, de maneira cuidadosa e com muito sabor, pizzas preparadas com massa artesanal, fermentação natural e, ao estilo napolitano, abertas à mão. Além disso, a maior parte dos ingredientes é de procedência agroecológica e ou orgânica, e o menu ainda conta especialmente com várias opções vegetarianas e veganas. E tem mais um detalhe, a fim de incentivar os ciclistas de plantão, a Giro também concede algum desconto para quem chegar de bicicleta e, em breve, promoverá pedais e encontros com a galera da bike.
Isola Dell’Amore – Nasceu da ideia de três italianos de trazer para a Ilha seus conhecimentos da cozinha caseira italiana usando tanto o quanto possível produtos e ingredientes orgânicos, oferecendo todos os dias pratos diferentes, para deliciar e satisfazer os gosto de seus clientes. No cardápio estão opções como nhoque, pasta, parmegiana de berinjela.
Naturalize Gastronomia Consciente – Já bem conhecidos do público adepto do food truck vegetariano, por seus hambúrgueres e sua Kombi alaranjada, Alana Curi e Luiz Evangelista agora ampliam sua atuação e apresentam um novo cardápio inovador e exclusivo que inclui além de hambúrgueres vegetarianos, sanduíches artesanais vegetarianos e veganos, crepes franceses 100% integrais, saladas refrescantes e muito bem temperadas e sucos fresquinhos. Um menu cheio de opções para almoço, café da tarde e jantar, trazendo combinações criativas e muito saborosas para atender a vários tipos de paladares.
Yanti Produtos Orgânicos e Integrais – Produz os deliciosos sucos integrais orgânicos YANTI em Santa Catarina e distribui a produção orgânica de produtores parceiros de todo o Brasil. Atende principalmente lojas, restaurantes e feiras orgânicas, mas também tem uma relação estreita com o cliente final, com quem tem aprendido e a quem tem oferecido informações mais detalhadas sobre a procedência dos produtos que comercializa. Participa de eventos, feiras e encontros para contribuir com a construção de rotas de comercialização de orgânicos. Fomenta a formação de coletivos de produção orgânica e orienta o consumo consciente e responsável através de seus canais de venda e de comunicação.
Projeto “A Cantina” – Ike e Alice tem em comum a escolha por uma alimentação saudável, orgânica e que possa suprir com todo amor e cuidados sua filha Sophia, que desde pequena apresenta algumas alergias relacionadas ao alimento. O que poderia ser uma dificuldade, se transformou num grande ato de amor, e depois de descobrir vários alimentos que a Sophia pode comer sem medo, eles resolveram compartilhar suas receitas com outras pessoas que passam pela mesma situação e criaram um conceito em servir alimentos livre dos principais alérgenos. Eles estarão na Praça da Terra, estreando como truckeiros uma operação, que antes só faziam em terra firme, agora sobre rodas.
Mais – Além destes empreendedores que conceberam e administram o espaço, a Praça da Terra hospeda outros empreendimentos, outros projetos, outros trucks que irão atuar no espaço e contribuir para a oferta de mais opções orgânicas e sustentáveis.