Evento mescla especialistas do mercado com profissionais de Unimeds e públicos de relacionamento local para trocar experiências relacionadas ao segmento.
A 6ª edição do Seminário Nacional de Responsabilidade Social reuniu em Florianópolis mais de 350 profissionais da área de empresas de diferentes segmentos entre os dias 2 e 4 de setembro. O 3º Seminário Prêmio ODM Brasil abriu as atividades da extensa programação. Durante essa atividade, aconteceu o lançamento do movimento “Nós Podemos Santa Catarina”.
Em paralelo, também houve uma consulta pública, com a finalidade de se eleger os indicadores Global Reporting Initiative (GRI) mais relevantes para o Sistema Unimed reportar em seus relatórios de sustentabilidade. Para tanto, a Unimed Grande Florianópolis convidou pessoas de segmentos diferentes: meio ambiente, governo e sociedade, público interno, fornecedores, comunidade e educação.
Logo depois ocorreu a plenária de abertura, com a mesa solene composta pelo presidente da Unimed Grande Florianópolis, Edevard J. de Araujo; a oficial de Avaliação e Monitoramento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ana Rosa Soares Monteiro; o chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano de Oliveira; o diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil, Aucélio Melo de Gusmão; o presidente da Federação das Unimeds de Santa Catarina, Dalmo Claro de Oliveira; a diretora geral da Secretaria do Estado da Saúde, Carmem Zanotto; e o deputado estadual Jailson Lima da Silva.
A Unimed Grande Florianópolis aproveitou a ocasião para encerrar a placa em comemoração aos 10 anos de Política de Responsabilidade Social da Cooperativa da capital, realizada pelo diretor de marketing da Unimed Brasil, Aucélio de Gusmão, ao lado do presidente da Unimed Grande Florianópolis, Edevard Araujo. Em seguida, Marcelo de Menezes e Dr. Almir Genti, que em 1999 estavam à frente da Cooperativa, foram homenageados pela implantação da Política de Responsabilidade Social da Singular.
Para o presidente da Unimed Grande Florianópolis, Edevard Araujo, o evento contribui para a discussão e busca de novos projetos e ações socioambientais. “Temos que trabalhar com instrumentos de transformação na busca de qualidade de vida. Com a possibilidade de um futuro melhor, sem se preocupar com imediatismo, e sim, em plantar as sementes para colher os frutos amadurecidos”, afirma.
Os trabalhos – Com a palestra “A Importância da Liderança Sustentável para a Incorporação de uma Nova Cultura Organizacional”, Susan Andrews abriu o evento. A psicóloga e monja iogue apresentou dados importantes sobre amor e felicidade. Segundo estudos pessoas amorosas tem mais saúde e quem tem um verdadeiro amor para pensar pelo menos 30 segundos por dia, vive mais e melhor. Susan afirma ainda que o fator chave da vida é felicidade e amor, por isso estuda a implantação do FIB (Felicidade Interna Bruta) em empresas e órgãos públicos.
O segundo e terceiro dia, foram marcados pelas oficinas, painéis e palestras. Entre os assuntos discutidos estão as Reflexões sobre os Avanços de um Sistema Socialmente Responsável, Relação Ética e Transparente com os Públicos de Relacionamento, Como Fazer a Gestão Sustentável dos Resíduos e Reduzir Impactos Ambientais, Contribuição para a Transformação da Sociedade e Responsabilidade Social na Cadeia de Valor – A importância do engajamento. O presidente do Instituto Akatu, Helio Matar, e o químico industrial, Ken O’Donnell, também marcaram presença ao falarem com propriedade sobre valores e práticas sustentáveis nas corporações e os desafios de uma sociedade sustentável, respectivamente.
“Nosso compromisso social não pode ser adiado. É em eventos como este que podemos nos aperfeiçoar e detectar as formas para atuarmos como agentes socioambientais. Precisamos transformar a consciência adquirida em compromisso e tentar trazer a esse movimento cada vez mais pessoas, para assim promovermos de forma efetiva a responsabilidade social no país”, afirma Aucélio Melo de Gusmão, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil.