Três melhores textos vieram das cidades de Capivari de Baixo, Florianópolis e Mafra. Premiação acontece durante a programação do I Colóquio Sul Ibero-Americano de História.
Maynara dos Passos da Silva, da Escola de Educação Básica São João Batista, de Capivari de Baixo; Guilherme Engelberto Kundlatsch, da Escola Estadual Básica Sannto Antonio, de Mafra e Jessica Roennau, Colégio Bom Jesus/Coração de Jesus, de Florianópolis foram os vencedores do Concurso de Redação promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC). Com o tema A imigração alemã e a mulher, o certame teve 279 textos inscritos, de 30 regionais do Estado.
A avaliação das redações se deu em duas etapas. Na primeira, fatores como coesão, coerência, criatividade, gramática e pertinência ao tema são levados em consideração. Segundo Luiz Freitas, professor de Português da Secretaria do Estado de Educação, a partir da leitura do material produzido pelos estudantes, “foi possível ver que houve discussão na sala de aula, o que é um ponto bastante positivo”, aponta. Num segundo momento, a análise foi feita por uma equipe composta por membros do IHGSC, comandada pelo presidente da entidade, Carlos Humberto Correa.
Os estudantes ganharão um microcomputador com impressora, troféu e certificado, além da publicação do trabalho na Revista Anual do Instituto. Já os professores que orientaram o processo de pesquisa e escrita receberão um notebook e a escola onde o estudante estiver matriculado será contemplada com um microcomputador completo ou um data show, conforme a preferência. A premiação acontece no dia 9 de setembro, durante a programação do I Colóquio Sul Ibero-Americano de História, em Florianópolis, evento que irá reunir representantes de Academias e Institutos Históricos da Argentina, Urugruai, Paraguai, Chile, Bolívia, Brasil, Espanha e Portugal e de Institutos Históricos e Geográficos estaduais brasileiros.
O primeiro concurso de redação promovido pelo IHGSC tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, do Funcultural, da Secretaria de Estado da Educação, do Governo do Estado e do Instituto Carl Hoepcke. A ação faz parte das comemorações dos 113 anos do Instituto e dos 180 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina.