Santa Catarina participará no período de 24 a 27 de novembro da etapa nacional das Paraolimpíadas Escolares em Natal, no Rio Grande do Norte. Parte da delegação, no total de 48 atletas, viajou nesta segunda-feira, 23, do aeroporto de Florianópolis. Os catarinenses com deficiência física, visual ou intelectual disputarão medalhas no atletismo, natação, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, judô e bocha paralímpica. As informações são da assessoria de comunicação do governo estadual.
Em 2014, Santa Catarina foi campeã geral conquistando 59 medalhas, sendo 31 de ouro, 20 de prata de 8 de bronze. Na pontuação final, somou 351 pontos, contra 350 do Rio de Janeiro, 341 de São Paulo e 275 de Minas Gerais.
A delegação estadual é gerenciada pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, com apoio da Secretaria Estadual de Educação. Segundo João Cascaes, da Fesporte e chefe da delegação, Santa Catarina tem tudo para realizar uma boa competição. “O título será difícil, já que não competiremos no goalball, futebol de sete e no futebol cinco”. Segundo o dirigente, Santa Catarina tem chances de brilhar principalmente no atletismo, na natação e no tênis cadeira de rodas.
Para o presidente da Fesporte, Osvaldo Juncklaus, a participação catarinense em um evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro é motivo de muita alegria. “Com essa participação, em Natal, estamos concretizando o esporte como fator de inclusão social. Só isso, independente de medalhas ou não, já é um fator significativo. Fico feliz em saber que o Estado está possibilitando isso aos nossos atletas”, conclui.