Dos quatro catarinenses que começaram a Série A em 2015, apenas a Chapecoense chega na reta final do Brasileiro com a vaga garantida na elite do futebol nacional no ano que vem. Outro que já está com a situação definida é o Joinville: a equipe do interior catarinense não tem mais chances de permanecer na primeira divisão.
Quanto ao futebol da Capital, faltando duas rodadas para o fim do torneio, Avaí e Figueirense lutam contra o rebaixamento.
A situação do Leão da Ilha é mais complicada. Uma combinação de resultados poderia, inclusive, rebaixar a equipe já neste fim de semana. Bastaria, para isto, uma derrota ou empate do Leão contra a Ponte Preta, neste sábado, às 21h, na Ressacada, e vitórias de Coritiba e Figueirense em seus compromissos.
O Avaí ocupa a 17ª colocação no torneio, com 38 pontos. O Figueirense ocupa a 16ª, com 40. Mesma pontuação do Coritiba, porém o time do Estreito fica atrás no critério saldo de gols: tem 14 gols negativos, enquanto o time paranaense tem 13.
Nesta rodada, a penúltima do torneio, o Figueirense pega o São Paulo, no Morumbi, neste sábado, às 17h. Uma derrota do Furacão do Estreito e uma vitória do Avaí, inverte a posição das equipes no campeonato. Assim como uma vitória do Figueirense torna muito complicada a vida do Avaí.
Nesta 37ª rodada o Coritiba enfrenta fora de casa o Palmeiras, domingo. O time paulista, no entanto, está envolvido com a final da Copa do Brasil, e pode entrar com time misto no confronto. Uma vitória do Coritiba não seria interessante para nenhum dos times de Florianópolis.
A última rodada
A rodada final do campeonato acontece toda no domingo, dia 6 de dezembro, às 17h.
O Avaí pega o campeão brasileiro, Corinthians, na Arena do time paulista, às 17h. Embora teoricamente seja um adversários extremamente difícil, o Corinthians não tem mais nada a fazer no torneio, fato que pode tornar o jogo mais fácil para o time do Sul da Ilha.
O Figueirense pega o Fluminense no Scarpelli. Com estádio lotado e o time carioca sem nenhuma pretensão mais no torneio, o Figueira tem totais condições de conquistar os três pontos na última rodada da competição.
Para que nem Figueirense, nem Avaí joguem a Série B em 2016, é preciso torcer por tropeços do Coritiba. A equipe paranaense enfrenta o Palmeiras, fora, e o Vasco da Gama na última rodada.
O Vasco corre por fora na briga para não cair, porém com a situação extremamente complicada. O time carioca tem 37 pontos.
Situação ainda mais dramática vive o Goiás, que, com 35 pontos, dependeria de uma combinação improvável de resultados para seguir na elite.