A Associação dos Comerciantes do Mercado Público solicitou ao prefeito Cesar Souza Jr. o adiamento da instalação da cobertura do vão central para fevereiro. De acordo com o presidente da entidade, Aldonei de Brito, o pedido é unânime entre os comerciantes, que já sentiram queda no movimento devido às chuvas e querem aproveitar os próximos meses de trabalho ao máximo. Com a realização da obra neste período, a capacidade de ocupação das meses ficaria reduzida.
“Se a obra for feita agora vamos perder cerca de 30% de nossa capacidade de mesas, hoje, em 240 lugares. Como choveu muito, queremos aproveitar o verão ao máximo e esperamos que a obra seja realizada só após o Carnaval”, disse Aldonei.
A obra
As obras no vão central começaram no mês de junho e foram divididas em duas etapas. A primeira corresponde à montagem da estrutura de suporte, que começou com o nivelamento e a colocação do piso; a segunda etapa corresponde à instalação da cobertura. O nivelamento do piso foi necessário para possibilitar a acessibilidade a pessoas com deficiência em todos os espaços do Mercado Público.
No último mês, antes do período intenso de chuvas, a Prefeitura de Florianópolis iniciou a instalação dos pilares de sustentação da cobertura retrátil do vão central. Foram instaladas duas pilastras metálicas, com cerca de 5 metros de altura cada uma.
A previsão era encerrar a obra em dezembro, mas o tempo chuvoso inviabilizou o cronograma. Agora, com a solicitação dos comerciantes, a Prefeitura irá estudar o novo cronograma para instalação da cobertura.
Programação de atrações continua
Mesmo com o período chuvoso, a associação dos comerciantes mantém a programação de eventos culturais no vão central do Mercado Público e pretende inovar com a chegada do verão.
Todas as quintas, sextas e sábados, há música ao vivo após às 19h.