A Secretaria de Defesa do Consumidor de Florianópolis instaurou nesta sexta-feira, 27, dois Procedimentos de Investigação Preliminar para apurar eventuais práticas abusivas contra os direitos dos consumidores ocorridos em meio às promoções do Black Friday. Neste sentido, as empresas Renault e Americanas vão ter prazo de 10 dias para prestarem informações acerca de reclamações feitas por consumidores que se sentiram lesados. As informações são da assessoria de imprensa da PMF.
O consumidor William Wicziok reclamou através do e-mail da Ouvidoria do Procon de Florianópolis, vinculado à secretaria, que, interessado em trocar de veículo, encontrou anúncio na página de Florianópolis do site da montadora Renault de oferta do modelo Logan Expression 1.6, 8v, por R$ 41.850,00. Mas, ao entrar em contato com a empresa, foi informado que o preço era R$ 47.950,00, ou seja, R$ 6.100,00 a mais, e que a tal promoção não existia.
Detalhe: William chegou a encaminhar no e-mail para o Procon da Capital um “print” da propaganda do veículo em questão que, horas depois, já aparecia no site com o valor maior. “Acredito que a marca deveria ser penalizada por ofertar um produto por um preço que não existe”, reforçou o consumidor.
Já na fanpage do Procon chegou a reclamação da consumidora Maria Helena contra as lojas Americanas. Ela postou na noite desta quinta-feira, 26, anúncio de um modelo de smart TV LED 55” Samsung ao preço promocional de R$ 3.985,52, alegando apenas que o fazia por “ter dúvidas em relação à promoção de Black Friday”. E, nesta sexta-feira, 27, pela manhã, a consumidora voltou a entrar em contato através da fanpage por ter verificado que o produto, na Red Friday da loja, havia aumentado para R$ 3.999,00.
Fora do alcance
Além disso, Eduardo Elmo Silva reclamou na fanpage do secretário Tiago Silva contra a empresa Cassol Centerlar. Ele teria comprado um ar condicionado ao preço de R$ 990,90 há 15 dias – e, inclusive, postou fotos de documentos – e qual não foi sua surpresa quando viu no blog da loja anúncio do aparelho em oferta no Black Weekend Cassol com o mesmo valor. Eduardo, aliás, também publicou na rede social um “print” da propaganda.
Mas, como a compra teria sido feita em Itajaí e o consumidor reside em São José, a Secretaria de Defesa do Consumidor de Florianópolis entendeu que o caso foge da sua área de abrangência e encaminhará para o Procon estadual.