spot_imgspot_img
Florianópolis, 30 novembro 2024
spot_imgspot_img

Prefeitura lança o projeto do Centro Sapiens

GeralPrefeitura lança o projeto do Centro Sapiens
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Centro Sapiens, projeto que une o poder público e a iniciativa privada em prol da revitalização e de investimentos na parte leste do Centro Histórico de Florianópolis, foi oficialmente lançado nesta segunda-feira, 14, no Museu da Escola Catarinense.

Na ocasião, o prefeito Cesar Souza Junior, o diretor executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates, e as autoridades das demais entidades parceiras do projeto assinaram o protocolo de intenção em participar da iniciativa.

Um projeto de lei complementar, a ser submetido à Câmara Municipal, e que prevê isentar da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) as startups que se instalarem naquela região, também foi assinado pelo prefeito na oportunidade.

O projeto prevê também modificações na área, como o cabeamento elétrico, que passará a ser subterrâneo, e melhorias nos calçamentos, além do planejamento urbanístico como um todo.

A integração com os meios de transporte público presentes na região, o comércio local, a gastronomia e a moda são ferramentas que acrescentam à ação e que tornaram o ponto leste como escolhido para este investimento. O mesmo já se fez, por exemplo, na parte oeste, com os incentivos e melhorias na rua Vidal Ramos e no próprio Mercado Público, por exemplo.

O coordenador do projeto dentro da Prefeitura, Acácio Garibaldi, superintendente do IPUF, frisou quais os passos daqui para em diante: “Vamos avaliar o projeto urbanístico, que envolve a nivelação dos pavimentos, a análise do uso dos prédios históricos do entorno para receber estas startups, e também o processo para que possamos aterrar a fiação elétrica”, disse ele.

O Museu da Escola Catarinense, local em que foi lançado o projeto, já possui um espaço reservado para receber a primeira coworking da economia criativa – modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, independente de serem de uma mesma empresa, ou não.

Entre os parceiros do Centro Sapiens, estão o Sapiens Parque, o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a Secretaria de Obras.