spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img

Peça “Esse corpo meu?” abre a programação do Floripa Teatro na noite deste sábado

VariedadesPeça “Esse corpo meu?” abre a programação do Floripa Teatro na noite...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Variadas linguagens para diferentes públicos. É com este propósito que a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) realiza o Floripa Teatro – 22º Festival Isnard Azevedo até 25 de outubro, por toda a capital catarinense. A abertura da programação ocorre neste sábado, 17, às 21h, no Teatro Ademir Rosa, no CIC – Centro Integrado de Cultura, com o grupo catarinense “Téspis Cia de Teatro”, de Itajaí, apresentando o espetáculo “Esse corpo meu?”. Toda a programação é gratuita. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Ao todo, 31 espaços receberão 85 sessões teatrais apresentadas por 47 grupos e coletivos de sete estados do Brasil e três internacionais; além de 19 ações formativas, somando 104 atividades culturais gratuitas ao longo da programação. Clique aqui para ver a programação completa.

Os ingressos estarão à disposição nas bilheterias dos teatros sempre uma hora antes das apresentações, conforme a capacidade dos espaços. Será permitida a retirada de dois ingressos por pessoa antes de cada sessão. As escolas da rede pública participam da programação por meio de agendamento, com reserva de ingressos para grupos de estudantes. 

Por toda a cidade 

A partir do espetáculo de abertura, a agenda do Festival Isnard Azevedo espalha-se pelas salas dos teatros Pedro Ivo, Álvaro de Carvalho, Ubro, Sesc / Prainha, Dionísio e Circo Dona Bilica. A programação também vai movimentar algumas ruas da cidade, com apresentações na Rua Felipe Schmidt, Largo da Catedral e Largo da Alfândega.

 Oito bairros de Florianópolis recebem os espetáculos da mostra “Cena Aberta nas Comunidades”, com apresentações de 14 espetáculos ao ar livre. Já na “Cena Universitária”, projetos acadêmicos ganham visibilidade, saindo das salas de aula para serem apresentados ao público nos teatros da Ubro e Álvaro de Carvalho – TAC.

 Uma das novidades da edição 2015 é a mostra “Quintais Cênicos” que, em parceria com grupos teatrais da cidade, vai levar programação para as sedes do Micro Centro Cultural Casa Vermelha, Casa do Teatro (do grupo Armação) e Círculo Artístico Teodora. A iniciativa reconhece o crescimento e qualidade da produção teatral da cidade, viabilizando o encontro e intercâmbio dos grupos locais.

 Em paralelo à programação oficial, o público poderá conferir ainda espetáculos que integram a programação da BRECHA – Mostra Paralela, uma iniciativa independente de oito coletivos teatrais de Florianópolis, que apresentam seus trabalhos no Célula Showcase e no Micro Centro Cultural Casa Vermelha.  Integram a agenda os grupos “Territórios Tectônicos”, “Inclassificáveis”, “Coletivo Peabiru de Teatro”, “Coletivo Baal”, “A Lontra faz Teatro”, “Grupo ETC” e “Coletivo Transtorno”.

 O Floripa Teatro também realiza a segunda edição da Roda de Negócios Teatrais. Após o sucesso da experiência de 2014, o encontro retorna à programação do festival para oportunizar maior visibilidade dos grupos locais junto a organizadores de eventos do gênero pelo Brasil. A rodada ocorre nos dias 21 e 22, na sala multimídia do Museu Victor Meirelles. Além dessa atividade, a programação ainda contempla o lançamento do livro "O Critico Ignorante – Uma Negociação Teórica Meio Complicada", de Daniele Ávila Small, exibição de vídeos, palestras, oficinas e debates performativos com profissionais convidados.

A cooperação entre atores brasileiros e internacionais é outro destaque da programação do 22º Festival Isnard Azevedo, com a participação de três espetáculos oriundos da Argentina, Colômbia e Itália. “Odiseo.com” é uma produção dos grupos E(x)periência Subterrânea, de Florianópolis, e CELCIT, de Buenos Aires e será apresentado em duas sessões limitadas para 50 pessoas no camarim do Teatro do CIC, no dia 21, às 20h e 22h.

 O coletivo italiano DOO – Divano Occidentale Orientale mostrará o espetáculo “Above the skin”, no dia 24 de outubro, às 10h, em plena rua, na região central. A Colômbia está representada pelo grupo Teatro Itinerante Del Sol que apresenta a peça “Origines hacia el sur”.

 Somam-se a estas companhias, grupos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pará e Mato Grosso. Entre os espetáculos brasileiros, um dos destaques é “Olhares Guardados”, do Projeto Expressividade Cênica para pessoas com deficiência visual, de Londrina (PR). A peça aborda a questão da inclusão colocando no palco do Teatro Pedro Ivo cinco atores deficientes visuais.