Catarinense pouco conhecido em sua terra natal, o cineasta Marcos Farias (1932-1985) é o homenageado deste sábado, 3, na sessão do Cine Memória, com exibição do documentário “Olhar de um Cineasta”, de Cesar Cavalcanti. A exibição do filme será as 14h, na Casa da Memória de Florianópolis, na rua Padre Miguelino, 58, no Centro. A entrada é gratuita. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.
Com 75 minutos de duração, o longa-metragem aborda a trajetória do cineasta nascido em Campos Novos e radicado em Florianópolis. O filme mescla cenas gravadas na capital catarinense, Rio de Janeiro e Petrópolis, além de trechos de outras produções de Farias e depoimentos de familiares, atores e intelectuais que conviveram com o artista no campo pessoal e profissional. Entre os entrevistados estão Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Flávio Migliaccio, Ângela Leal, Salim Miguel e Eglê Malheiros, entre outros nomes.
Considerado um homem à frente de seu tempo, Marcos Farias integrou o Grupo Sul e ajudou no desenvolvimento do cinema brasileiro. Entre os filmes que dirigiu e produziu destacam-se Cinco vezes favela; A cartomante; Bububu no bobob; e Fogo morto, baseado em textos originais de Machadi de Assis e José Lins do Rego.
Acervo acessível
O Cine Memória tem como objetivo a exibição de filmes relacionados às artes, cultura, história e memória afetiva de Florianópolis, proporcionando ao público acesso gratuito ao acervo da Fundação Franklin Cascaes e de instituições parceiras. A atividade visa ainda à difusão e valorização da produção audiovisual catarinense e nacional, propiciando a discussão e reflexão sobre aspectos socioculturais e artísticos que permeiam as obras divulgadas.
Lançado no início de setembro, o projeto divulga atualmente a temática “Obras e Artistas Locais”, com sessões no fim de semana. Nesse período, já foram exibidos filmes sobre Franklin Cascaes, Luiz Henrique Rosa, Martinho e Rodrigo de Haro, Hassis e Meyer Filho. A iniciativa de manter a Casa da Memória aberta com exibição de filmes contribui para fortalecer o projeto de Revitalização do Centro Histórico de Florianópolis (Viva a Cidade), oferecendo atividades culturais todos os sábados na região central.