Gustavo Kuerten é o novo embaixador do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O tricampeão de Roland Garros recebeu o convite durante a solenidade de premiação do Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas, encerrado na tarde deste domingo, 11, em Florianópolis. Logo após a entrega de troféus aos campeões da competição que é maior da América Latina, Andrew Parsons, presidente do CPB, justificou a escolha de Guga como embaixador da instituição.
“Guga faz parte de um Brasil que vence. Você foi um desbravador que superou as adversidades como os nossos paratletas”, declarou Parsons na quadra principal do JUSC, onde foi realizada a cerimônia de premiação da disputa que abriu a Semana Guga Kuerten, no dia 8. Surpreendido com o convite, Guga aceitou imediatamente. “Aceitei de coração aberto e muita empolgação para aprender com os paratletas”.
Pelo quarto ano consecutivo a Semana Guga Kuerten promoveu o Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas, competição que distribuiu R$ 65 mil em premiação e somou pontos no ranking da ITF. O evento terá ampla programação gratuita até o dia 18 de outubro. Siga a fanpage do evento no Facebook para ficar por dentro das atrações ou visite o site oficial. O Jurerê Sports Center fica na Av. dos Dourados, 481 – Jurerê Internacional.
Chileno vence brasileiro na final da categoria Júnior Misto
A decisão da categoria júnior misto do torneiro de Tênis em Cadeira de Rodas da 7ª Semana Guga Kuerten consagrou o chileno Alexander Cataldo (25º no ranking) (foto) como campeão. Ele venceu o brasileiro Fábio Bernardes (5º no ranking), que era o favorito para ganhar a competição, por 2 sets a 0, com um duplo 6-3.
Definidos os campeõs também do Beach Tennis
Foram definidos também os campeões e vices nas nove categorias (entre masculino, feminino e misto) da Copa de Beach Tennis na 7ª Semana Guga Kuerten. Ao todo, 106 atletas participaram e toda a disputa foi em duplas. A modalidade de beach tennis foi incorporada à Semana Guga Kuerten em 2014, e já começou com mais de 100 inscritos. Essa competição começou no sábado e terminou neste domingo. Ao final dos jogos foi realizada a premiação com entrega de troféus aos campeões e vices em cada categoria.
Durante os dois dias de jogos também foi ministrado um curso de capacitação aos professores de beach tennis pelo carioca Guilherme Prata, capitão e jogador da seleção brasileira da modalidade, em 2012 e 2013; e capitão e técnico da nossa seleção, em 2014 e neste ano. O curso, em nome da Confederação Brasileira de Tênis, teve duração de 15 horas e foi direcionado a 17 técnicos. No Brasil há cerca de 200 técnicos e 10 mil jogadores de beach tennis.
Confira todas as categorias
Mista C
Campeões – Bruno Melo e Maria Alves
Vices – Carlos Fernandes e Juliane Schveiter
Feminino C
Campeãs – Deise Vargas e Maria Hoppe
Vices – Maria Alves e Karla Amorim
Masculino C
Campeões – Sidney Nieto e Vinícius Lemos
Vices – George Guimarães e Luís Eugênio
Mista B
Campeões – Marcelo Lima e Mariana Derham
Vices – Roberto Sé e Érica Garbo
Feminino B
Campeãs – Zandra Cavalcanti e Nereide Franco
Vices – Mariana Derham e Luciana Schmit
Masculino B
Campeões – Adriano Francisco e Marcelo Lima
Vices – Gabriel Schmit e Eduardo Cardoso
Mista A
Campeões – Cléverson Borges e Norma Dutra
Vices – José Augusto Guedes e Isabele Oliveira
Feminino A
Campeãs – Chanalise Bergamin e Fernanda Firmo
Vices – Jaqueline Brener e Sandra Gondim
Masculino A
Campeões – Frederico Emmel e Guilherme Catani
Vices – Artur Selon e Luânderson Souza
Australiano vence a chave principal do tênis em cadeiras de rodas
A final da chave principal do Torneio Profissional de Tênis em Cadeiras de Rodas da 7ª Semana Guga Kuerten foi realizada entre os dois atletas com melhor ranking entre os que estavam competindo. E o campeão da edição 2014, o brasileiro Daniel Rodrigues (17º do ranking), não resistiu ao australiano Adam Kellerman (11º) (foto), que ganhou o título inédito ao vencer por 2 x 0, parciais de 7-6 e 6-3.
Brasileira chega ao tri no torneio feminino de cadeira de rodas
A brasileira Natália Mayara (19º no ranking) não se intimidou com o fato de Louise Hunt (14º), da Grã-Bretanha, sua adversária na final feminina do Torneio de Tênis em Cadeira de Rodas na 7ª Semana Guga Kuerten, estar melhor ranqueada. A estreante na competição começou melhor, venceu o primeiro set, mas não resistiu ao grande momento de Natália (foto), que disputou a Semana Guga Kuerten pela terceira vez e conquistou o seu terceiro título. Depois de perder o primeiro set por 6-3, Natália ganhou o segundo por 6-2 e virou a partida ao vencer o terceiro por 6-4 e fechar em 2 sets a 1, após uma hora e 34 minutos de jogo.
Atleta de Biguaçu é bi campeão
A categoria Quad, que integra o Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas da Semana Guga Kuerten pelo segundo ano consecutivo, repetiu, neste domingo (11), a final de 2014. E o vencedor também foi o mesmo. Ymanitu Silva (13º no ranking) (fot0), atleta de Biguaçu, conquistou o bicampeonato ao derrotar novamente o chileno Pablo Araya (22º). O jogo terminou com o placar de 2 sets a 0, parciais de 6-1 e 6-3.