A exibição gratuita do filme "Silenciosamente para o desastre" (Friedlich in die Katastrophe, Alemanha, 2012, 120 min), nesta quarta-feira, 7, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, encerrará o 'Internacional Uranium Festival'. O evento que começou segunda-feira na Capital exibiu filmes sobre energia nuclear e também promoveu um debate sobre educação ambiental.
"Silenciosamente para o desastre" é baseado no livro de Holger Strohm, que quando lançado na década de 1970, tornou-se a bíblia do movimento anti-nuclear. A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro
O Internacional Uranium Festival é realizado desde 2011 no Brasil. Em 2012, passou também a ser apresentado na Alemanha. Em 2013, os filmes passaram a ser apresentados em festivais nos Estados Unidos e Índia. No ano passado, o festival foi ampliado para a Jordânia e este ano está sendo realizado, além do Brasil e nos países citados, também no Canadá. A programação deste ano começou no dia 16 de julho, na Cinemateca, no Rio de Janeiro.
O evento é organizado pelo “Grupo Tecendo” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina junto com International Uranium Film Festival Rio de Janeiro. O apoio financeiro é do programa Prodocência da UFSC, secretaria de Cultura da UFSC e Fundação Japão.
De acordo com os organizadores, a data foi escolhida em memória à explosão da primeira bomba atômica. Exatamente 21 dias após à primeira explosão atômica, no dia 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram as bombas atômicas “Little Boy” (Menininho) sobre Hiroshima e, no dia 9 de agosto, “Fat Man” (Homem Gordo) sobre Nagasaki.