spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Pesquisa coloca Florianópolis como a capital mais inovadora do Brasil

TecnologiaPesquisa coloca Florianópolis como a capital mais inovadora do Brasil
spot_img

História da padroeira de Santa Catarina será contada pela NDTV e Jornal ND 

Projeto estreia nesta segunda-feira, 25 de novembro, com caderno e reportagens especiais.No...

Veja como fazer a 1ª exposição individual da carreira em Florianópolis

Fundação Cultural BADESC abre Chamada Pública para mostras no...
spot_img

Compartilhe

Florianópolis foi considerada a capital mais inovadora do Brasil, através de um mapeamento feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a pedido da Inovação – Revista Eletrônica de P,D&I. Dez cidades brasileiras – cinco delas capitais – foram analisadas a partir das políticas de incentivo e desenvolvimento econômico, tecnológico e de qualidade de vida da população. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura. 

Entre os principais pontos avaliados, está a formação de pessoas bem qualificadas. Florianópolis possui 11 instituições de ensino superior – duas federais, uma estadual e as demais privadas.

Outro ponto destacado tem relação com o ambiente, que precisa ser favorável para pessoas empreendedoras e criativas. Lançado há um mês, o projeto Centro Sapiens, que une o poder público e a iniciativa privada em prol da revitalização e investimentos na parte leste do Centro Histórico de Florianópolis, tem o objetivo de estimular as economias criativas nas áreas de design, turismo, gastronomia, artes, moda e tecnologia. 

Tecnologia aplicada e Rota da Inovação

Em Florianópolis, a Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), que foi criada em 1984, tem o foco em pesquisas de tecnologia aplicada. À época de sua fundação, o Brasil demandava saltos de qualidade e desenvolvimento de know-how próprio e inovador, visando ao campo da informática e à automação industrial.

Hoje, a Fundação Certi atua efetivamente com Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), área automotiva e aeronáutica, indústria, energia, educação, saúde e economia criativa. Em empreendedorismo, a fundação possui um sistema de aceleração de startups, que promove o suporte ao desenvolvimento de novos empreendimentos de base tecnológica.

Outra importante iniciativa, que reúne em um mesmo lugar os diversos players da ciência, tecnologia e inovação da cidade, é a Rota da Inovação. Criada em 2013, a rota começa no aeroporto internacional de Florianópolis e passa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Centro Sapiens, Parque Tecnológico Alfa, Celta, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e Sapiens Parque.