Após muitos dias de temperaturas amenas em Santa Catarina, a partir desta sexta-feira, 11, uma massa de ar polar se aproxima e o estado deve ter uma variação térmica acima de 10ºC em menos de 24 horas. A previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram informa que este fim de semana terá a presença do sol e muito frio.
“Estamos prevendo para Urupema, por exemplo, -5ºC. Nesta sexta-feira de manhã atingiu 8ºC, ou seja, pode haver uma queda de 13ºC. Chamamos a atenção para condição de geada moderada a forte e ampla nas áreas altas do estado, com risco para as culturas agrícolas em brotação e florescimento. Não aconselhamos navegação de pequenas e médias embarcações devido ao vento forte de sul e mar agitado”, explicou a meteorologista, Gilsânia Cruz.
Na madrugada de sábado, pode ser registrada uma das menores temperaturas do ano. O Planalto Sul deve ser a região com temperatura mais baixa, podendo chegar a -5ºC.
No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte e áreas altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, a temperatura deve ficar próxima de 0ºC. No Litoral, a mínima deve ficar próxima de 5ºC a 7ºC.
Há previsão de geada moderada a forte em cidades do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e áreas altas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana e Litoral Sul.
Domingo
No domingo, 13, o sol aparece com presença de nuvens. No Litoral Norte, o tempo fica mais fechado e com chuva fraca. Há previsão de chuva fraca à noite nas demais áreas do Litoral. Uma massa de ar frio favorece a temperatura baixa com formação de geada no Planalto Sul e áreas mais altas do Meio-Oeste.
Já na segunda-feira, 14, o sol aparece em todas as regiões. No Litoral e Norte de Santa Catarina, haverá maior presença de nuvens. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte, chuva fraca no início do dia, e tempo mais aberto no Oeste e Meio-Oeste. A massa de ar frio afasta-se para o oceano e as temperaturas começam a subir.
Recomendações da Defesa Civil SC
Ventos fortes: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.
Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações e atividades de pesca.
Frio intenso: Cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Atenção também com animais domésticos.