spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Ranking internacional coloca UFSC como 2ª melhor universidade federal do país em ‘Transferência de Conhecimento’

EducaçãoRanking internacional coloca UFSC como 2ª melhor universidade federal do país em...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficou em segundo lugar na categoria Transferência de Conhecimento entre as faculdades federais brasileiras no World University Rankings 2015-2016, do Times Higher Education (THE), instituto que avalia, a cada ano, as melhores universidades do mundo. As missões fundamentais que norteiam o processo de avaliação das instituições são: Ensino (Teaching), Pesquisa (Research), Transferência de Conhecimento (Knowledge Transfer) e Visão Internacional (International Outlook).

As categorias têm os seguintes pesos: Ensino (30%), considerando-se o ambiente de ensino; Pesquisa (30%), levando-se em conta volume, recursos e reputação; Citações (30%), o impacto da pesquisa; Visão Internacional (7,5%), que inclui o corpo docente, estudantes e pesquisa; e Recursos Provenientes das Indústrias (2,5%).

O Brasil tem 17 universidades classificadas entre as melhores do mundo: sete privadas e estaduais, e dez federais. Entre estas, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) obteve as seguintes posições: segunda em Transferência de Conhecimento (empatada com a UFRJ); quarta em Visão Internacional; quinta em Citações; e sexta em Ensino e em Pesquisa.

O THE explica a categoria Transferência de Conhecimento como sendo a capacidade de ajudar a indústria com inovações, invenções e consultoria, o que se tornou missão fundamental da universidade global contemporânea. Essa categoria procura traduzir a transferência de conhecimento analisando quanto em recursos de pesquisa uma instituição recebe da indústria (em conformidade com as parcerias público-privadas), em proporção ao corpo docente empregado. A categoria aponta quanto as empresas estão dispostas a investir em pesquisa e a capacidade da universidade de atrair investimentos no mercado comercial – indicadores valiosos da qualidade institucional.