Mesmo com a previsão de clima instável para o fim de semana, uma agenda especial preparada pela Secretaria Municipal de Cultura vai proporcionar ao público oportunidade de conhecer um pouco da história e da cultura de Florianópolis passeando pela região central.
Exposições artísticas, oficinas demonstrativas de artesanato tradicional e exibição de filmes são algumas das atividades gratuitas para sábado e domingo, dias 5 e 6, integrando o Projeto de Revitalização do Centro Histórico, executado pela Prefeitura em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Entre as atividades culturais programadas para o entorno do Mercado Público, haverá oficina demonstrativa de tear, no sábado, das 10h às 16hs. No domingo, no mesmo horário, estão previstas demonstração de cerâmica figurativa e intervenções artísticas na casinha açoriana, com personagens típicos da Ilha.
Na ala Norte, o Armazém da Renda – Centro de Referência da Renda de Bilro – vai atender no sábado, das 8h às 17h, e abrirá no mesmo horário neste primeiro domingo do mês, dentro da programação especial da Prefeitura para o Mercado Público.
No local, ocorrem oficinas demonstrativas da arte rendeira e os visitantes podem comprar produtos feitos pelas artesãs. No corredor da mesma ala, o público pode ainda apreciar o Mural da Cultura, com exposições de obras dos artistas Cipriano e Ana Carmolinga.
Mais adiante, na Praça XV de Novembro, a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti vai funcionar todos os sábados, das 10h às 16h, integrada ao Projeto Viva a Cidade. No espaço, a exposição de arte contemporânea “Papel de Desenho” está aberta à visitação pública até o dia 21, com trabalhos dos artistas visuais Augusto Benetti, Bil Lühmann, Diego Rayck, Maíra Dietrich e Raquel Stolf.
Cinema na Casa da Memória
A Casa da Memória passa a sediar neste fim de semana o Cine Memória, com exibição de filmes relacionados à história, à cultura e à memória afetiva da cidade. No sábado e domingo, das 14h às 16h, serão exibidos três filmes sobre a vida e a obra de Franklin Cascaes (1908-1983) – pesquisador e folclorista catarinense que fez um detalhado registro das lendas, tradições e costumes dos moradores da Ilha de Santa Catarina.
As sessões do Cine Memória vão acontecer às 14h, contribuindo para o fortalecimento do Projeto Viva a Cidade, que propõe a humanização do Centro Histórico. Já o setor de banco de imagens e a biblioteca da Casa da Memória terão atendimento público, das 10h às 16h.