A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) realiza atividades no Vão Central do Mercado Público, neste sábado (22/08), das 9h30 às 13h30, em comemoração ao Dia Internacional do Folclore. No local será realizada demonstração de trabalhos artesanais de referência como renda de bilro, crivo, fuxico e bordados. Às 11h, haverá apresentação do grupo de Pau-de-Fita da 3ª Idade da UFSC e, às 12h30, a animação ficará por conta do Boi-de-Mamão do Itacorubi.
O Dia Internacional do Folclore é comemorado em 22 de agosto por quase todos os povos do mundo. A palavra foi criada pelo antiquário e pesquisador inglês William John Thoms (1803-1885) que publicou neste dia, em 1846, um artigo com o título Folk-lore. Resultado da união das palavras folk (que significa povo, nação) e lore (que quer dizer conhecimento, saber), o neologismo define a “sabedoria popular” expressada nas lendas, tradições e costumes de diferentes povos do mundo.
No Brasil, com a mudança ortográfica que suprimiu a letra k do alfabeto, a palavra de origem inglesa perdeu também o hífen, passando a ser escrita como “folclore”. O termo é utilizado para identificar as mais legítimas raízes culturais de um povo, que são passadas de forma natural, de geração a geração, através de cantos, tradições, lendas e costumes que sobrevivem ao tempo – sob forma de escritos, imagens, encenações, e até oralmente – compondo um importante patrimônio material e imaterial.
Serviço:
O Quê: Comemoração do Dia Internacional do Folclore
Quando: sábado (22/08) – das 9h30 às 13h30
Local: Vão do Mercado Público (Centro)
Quanto: gratuito