spot_imgspot_img
Florianópolis, 10 janeiro 2025

Itajaí Sailing Team é o fita azul da Regata Baía Sul, mas prova foi vencida pelo Melody 5

EsportesItajaí Sailing Team é o fita azul da Regata Baía Sul, mas...
spot_img

Florianópolis fecha 2024 com inflação de 5,95%, mostra Udesc Esag

Preços em dezembro tiveram aumento de 0,53% Os preços dos...

Janeiro Branco: Confira 6 dicas de cuidados com a saúde mental

Psiquiatra fala sobre a importância do autoconhecimento e rede...

Microlixo se transforma em brinquedos nas praias de Santa Catarina e Paraná neste verão

Projeto Verão Praia Limpa promove mutirões ambientais e conscientização...

Praias de Florianópolis têm protetor solar gratuito até o fim de janeiro

  Iniciativa inédita integra as ações do projeto “Sua Pele é um Luxo”,...
spot_img

Compartilhe

O Itajaí Sailing Team foi o veleiro da classe ORC fita azul (primeiro barco a cruzar a linha de chegada) da Regata Baía Sul, que teve sua largada próximo a Ponte Pedro Ivo Campos, sábado, 8, em Florianópolis. Na correção do tempo, a disputa, que valeu pela sexta etapa da Copa Veleiros de Oceano, foi vencida pelo Melody 5, com vantagem de apenas 12 segundos para o concorrente. O Catuana Kim foi o terceiro na ORC.

Na classe C30 deu Corta Vento. Na RGS A, o Plancton terminou em primeiro, à frente do Argonauta. Na RGS B o grande campeão da etapa foi o Zephyrus seguido pelo Bom Abrigo. Na RGS C o mais rápido foi o Tintiun com Vento Solar em segundo. Já na RGS C, o Carino foi o vencedor da etapa com Y Jurerê Mirim em segundo e Quival em terceiro.

A próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano acontece no dia 12 de setembro, com a realização da etapa Arquipélago.

A prova

O sábado de inverno amanheceu com sol e dia limpo. Para deixar as condições ainda mais perfeitas, o vento soprou de nordeste variando de 10 a 20 nós durante a regata (18km/h a 35km/h).

“Se a gente pudesse escolher um dia para velejar com as melhores condições de vento, independente da data, esse dia seria hoje. Esse momento é aquele que a gente deseja ficar cinco horas na água, pois estava perfeito”, festejou Marcelo Gumsão, timoneiro do Itajaí Sailing Team.

A largada foi com vento popa de aproximadamente 10 a 12 nós, o que possibilitou os veleiros a abrirem os balões logo no início da regata. Após contornarem uma boia nas proximidades do Iate Clube de Santa Catarina, os veleiros seguiram até a Ponta de Coqueiros e de lá até a baía de São José.

Neste momento o vento começou a apertar e já no contorno da Ilha do Largo as condições já eram de quase 20 nós de vento. Mais uma vez as equipes seguiram até a Ponta de Coqueiros e terminaram a regata em frente à Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina.