A 4ª edição de Desenho de Monstro será aberta nesta quinta-feira, 10, nos jardins da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. A mostra fica aberta à visitação pública até o dia 18. A entrada é gratuita.
A proposta reunirá vários artistas que terão o desafio de realizar suas obras em um espaço urbano sujeito às intempéries, explica a autora do projeto, a artista plástica Adriana Maria dos Santos.
Nesta edição, além de Adriana, estarão presentes os artistas Clara Fernandes, Ricardo Ramos, Djuly Gava, Bruno Bachmann, Claudia Cárdenas e Rafael Schlichting, Adson Loth, Pablo Rodriguez Vence, Pama Krowczuk, Estevão Mattos, Yasminka Guimarães, Felipe Vernizze, Airton Perrone, Fabrício Manohead, Jonathan Belusso, Marta Martins, Lara Montechio , Kelly Kreis Taglieber e Yuri Bastos.
A história
Desenho de Monstro foi idealizado a partir do trabalho de dissertação de mestrado em poéticas visuais de Adriana dos Santos, concluído em 1998, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O assunto central era uma reflexão acerca do corpo e a loucura como psicopatologia, que envolveu entrevistas, visitações a instituições psiquiátricas, leituras e tentativas de aproximação com moradores de rua que apresentavam alguma singularidade compulsiva ou comportamento que pudesse ser entendido como portador de doença mental.
A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.