spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Florianópolis e Palhoça vão ganhar novas Unidades de Pronto-atendimento

SaúdeFlorianópolis e Palhoça vão ganhar novas Unidades de Pronto-atendimento
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Ministério da Saúde autorizou a construção de duas novas Unidades de Pronto-atendimento (UPAs) em Santa Catarina. A população de um total de duas cidades contará com serviços de emergência e urgência capazes de atender as demandas de uma região com até 600 mil pessoas. Florianópolis e Palhoça serão beneficiadas.

As portarias que habilitam as unidades foram publicadas no Diário Oficial da União nos dias 19 e 20 de agosto. Com investimento de R$ 4 milhões para construção, as unidades devem ficar prontas até o fim do ano. A partir do início das atividades das UPAs, o Ministério da Saúde destinará R$ 350 mil por mês para o custeio dos novos serviços. A previsão é que o governo federal autorize recursos para a construção de mais unidades no estado ainda este ano. Em todo o Brasil, serão 250 novas UPAs em 2009.

As UPAs estão voltadas ao atendimento de emergência e urgência. Quando os pacientes chegam às unidades, os médicos estabilizam o seu quadro, definem o diagnóstico e analisam a necessidade de encaminhá-lo a uma unidade hospitalar.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), que organiza o fluxo do atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. De acordo com a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a proposta é reduzir as filas de espera nos hospitais e oferecer um atendimento altamente qualificado.

As UPAs são divididas em três tipos, conforme a capacidade de atendimento. Do total das UPAs habilitadas em Santa Catarina, uma é do tipo III, com estrutura de até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pacientes por dia. A outra é do tipo I e oferece assistência a até 150 pessoas diariamente.

Com os dois serviços autorizados nesta semana, já são 102 habilitados pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil até o momento. No próximo ano, além das 250 previstas para 2009, serão outras 250 UPAs, totalizando 500 novas unidades em dois anos.