spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Comédia "A Farsa do Advogado Pathelin" é atração no Teatro da UFSC

VariedadesComédia "A Farsa do Advogado Pathelin" é atração no Teatro da UFSC
spot_img
spot_img

Compartilhe

O espetáculo “A Farsa do Advogado Pathelin” sobe aos palcos do Teatro da UFSC de 21 a 23 de agosto, de sexta-feira a domingo, às 20 horas. A apresentação faz parte das atrações comemorativas dos 30 anos do Teatro da UFSC e é uma realização da Cia. Teatro Sim…Por Que Não?!!!

Os ingressos são gratuitos e quem quiser garantir o seu poderá retirá-lo com antecedência no DAC/Teatro da UFSC, nesta quinta e sexta-feira, das 14h às 17h. Por se tratar de espetáculo gratuito, os ingressos garantirão o acesso ao Teatro até às 20 horas. Após esse horário, os eventuais lugares vagos serão liberados para o público excedente.

Em comemoração dos 30 anos do Teatro da UFSC, o Departamento Artístico Cultural da UFSC (DAC) organizou uma programação especial, com vários espetáculos da cidade para este ano. São 13 peças que se apresentarão no palco do teatro até dezembro deste ano. A abertura da temporada aconteceu em maio.

Veja o blog com a programação comemorativa completa, textos sobre os espetáculos e breves textos históricos sobre o Teatro da UFSC pelo site www.dac.ufsc.br.

Sinopse

“A Farsa do Advogado Pathelin” fala sobre um advogado empobrecido, Pedro Pathelin, que assegura à mulher Guilhermina de que possui um plano para conseguir alguma fazenda. Vai à loja de um mercador de fazendas e o elogia, levando toda uma peça de pano. O vendedor não quer vender fiado, mas Pathelin o convida para jantar aquela noite, quando haverá pato assado, e ele será pago.

Pathelin vai embora e o vendedor fica se rejubilando pelo alto preço pelo qual vendeu uma fazenda tão ordinária. Pathelin entrega o tecido à esposa e quando o convidado chega para jantar Pathelin mete-se na cama e a esposa diz que ele não podia ter comprado fazenda alguma por estar doente há algumas semanas. O vendedor vai embora e volta logo depois, quando Pathelin então finge um ataque de loucura. O mercador se convence de que foi enganado pelo diabo.

Algum tempo depois o mercador leva ao tribunal um pastor que lhe comeu várias ovelhas. O pastor contrata Pathelin como seu advogado e este se mascara para não ser reconhecido enquanto o mercador faz sua acusação, alegando dor de dentes. Quando o mercador identifica Pathelin, reclama sua peça de pano. O juiz interroga o pastor a quem Pathelin instruiu como devendo responder somente com balidos.

O juiz dá ganho de causa ao pastor e o mercador sai do tribunal dizendo que vai até a casa de Pathelin ver se “Você está aqui ou lá”. Quando Pathelin pede seus honorários ao pastor, este responde somente com balidos.

Sobre a montagem da peça

Um divertido espetáculo para todas as idades, que já fez mais de 200 apresentações. Participou de vários festivais nacionais e internacionais de teatro e recebeu 09 prêmios. Com este espetáculo a atriz Berna Sant’Anna ganhou o prêmio de melhor atriz do CONESUL e do Festival Isnard Azevedo de 1997. Berna Sant’Anna e Nazareno Pereira com suas interpretações também receberam o prêmio de melhor atriz e melhor ator Catarinense de 1997. No mesmo ano Júlio Maurício ganhou o prêmio de melhor diretor catarinense com o mesmo espetáculo.

O texto, que é considerado uma obra-prima do gênero, foi escrito em torno de 1460, e seu autor é desconhecido. O mérito desta farsa é eminente: ela é verdadeiramente sem igual pelo jorro da verve cômica, pela leveza do diálogo, pela habilidade da intriga, pelo salto das situações, pela verdade às vezes dura e pouca perceptível dos caracteres. Mas esta comédia da astúcia – enganador e enganado – parece bem celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria: raramente se representou com tal vigor uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e desnudada de ilusões idealistas. Esse cinismo sem fraqueza provém de uma imoralidade natural do autor ou do retrato realista de uma época corrompida?

Para esta montagem, o grupo fez uma oficina de interpretação farsesca com Neyde Veneziano (SP), que resgata a forma de atuação da época. Os figurinos, inspirados na Idade Média, são de Norma Ribeiro (RJ) e o projeto cenográfico de William Pereira (SP). A direção do espetáculo é de Júlio Maurício.

Fazem parte do elenco: Berna Sant`Anna, Ismar Medeiros, Leon de Paula, Nazareno Pereira e Valdir Silva.

Histórico do grupo

O “Teatro Sim… Por Que Não?!!!” mantém um constante trabalho de aprimoramento de seus integrantes, sempre às voltas com oficinas, cursos e estudos. Na nossa concepção, o artista nunca está pronto, esta sempre vivenciando um permanente processo de desenvolvimento. O nosso produto “espetáculo” decorre de um processo, e não de um objetivo em si próprio.

Dentro dessa filosofia montamos: “As Aventuras de Mestre Nasrudin” (1991 a 1995), “Paralelos” ( 1994 e a995), “A Farsa do Advogado Pathelin” (1996 a 2009), “Livres e Iguais” (1999 a 2009), “Rei Frouxo, Rei Posto! (2001 a 2004), “… E o Céu Uniu dois Corações” (2005 a 2007) e “O Pupilo quer ser Tutor” (2007 e 2009).

Com nossos espetáculos já circulamos por 14 estados brasileiros participando dos principais festivais do teatro do país, além de representar o Brasil em Festivais na Argentina e França.
Fazemos teatro, não este ou aquele, apenas teatro. Um teatro que permite ao público fazer distintas leituras do mesmo espetáculo. Um teatro com preocupações estéticas e sociais. Teatro como uma das mais sérias brincadeiras já criadas.

Teatro da UFSC

O Teatro da UFSC é um edifício que faz parte do conjunto histórico da atual Igrejinha da UFSC, que pertencia à Paróquia da Santíssima Trindade, localizada no bairro da Trindade, em Florianópolis. A data de fundação da paróquia é de 1853. O conjunto de edifícios foi adquirido pela UFSC em meados da década de 1970 e compreende a Igrejinha, o Teatro (antigo Salão Paroquial) e a Casa do Divino (edifício destinado ao culto do Espírito Santo por ocasião da festa).

Com a reforma dos edifícios, em 1978 a UFSC destinou a Igrejinha ao Coral da UFSC e outras atividades musicais, e, em maio de 1979, numa ação conjunta da Universidade e do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC junto ao Instituto Nacional de Artes Cênicas, foi inaugurado o Teatro da UFSC. A Casa do Divino foi reformada para abrigar as salas para cursos e oficinas de Artes Plásticas e outras atividades

Segundo Carmen Fossari, diretora de teatro no Departamento Artístico Cultural da UFSC, “nestes 30 anos, o fato de ser um espaço quase franciscano não impediu de ter sido, e ser, um celeiro de novos artistas, e de ter uma contribuição indelével ao fazer teatral em Florianópolis, de uma forma mais moderna e despojada”.

Segundo Zeca Pires, diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC, “Esta é uma programação com grupos catarinenses a quem a UFSC sempre trabalhou oferecendo um espaço digno para apresentarem seus espetáculos”.

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo teatral “A Farsa do Advogado Panthelin”, realização da Cia. Teatro Sim…Por Que Não?!!!
QUANDO: Nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2009, sexta a domingo, às 20 horas.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Entrada gratuita e aberta à comunidade.
Contato: DAC / Teatro da UFSC (48) 3721-9348 e 3721-944 ou www.dac.ufsc.br
Contato: Cia Teatro Sim… Por Que Não?!! (48)9972-3052

Fonte: Joice Balboa, Acadêmica de Jornalismo – Departamento Artístico Cultural – DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e fornecido pelos grupos. Contato Notícias: (48) 3721-9348 ou noticias@dac.ufsc.br