A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) terá novo comando a partir da próxima semana. O servidor de carreira Osvaldo Juncklaus será designado para assumir o lugar do presidente Marcelo Kowalski, que solicitou exoneração do cargo.
Analista técnico em Gestão do Esporte desde 1995, Osvaldo Juncklaus é graduado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pós-graduado em Gestão do Esporte pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
O presidente designado já atuou como orientador esportivo da Fesporte na Microrregião de Tubarão entre os anos de 1991 e 1994 e foi gerente regional sul da Fesporte entre 1999 e 2002.
Osvaldo Juncklaus foi um dos responsáveis pela criação e implantação dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) e participou de trinta edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).
Olesc e Parajesc
O Governo do Estado não revelou por que Marcelo Kowalski pediu exoneração do cargo. Em agosto, Kowalski anunciou que as edições 2015 dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) e dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) estavam canceladas.
A informação repercutiu muito mal nos municípios e na Assembleia Legislativa. Nesta semana, o Governo do Estado confirmou que os eventos serão realizados, ainda que com orçamento readequado.