O livro “Ilha de idílios – décimas e sonetos” (Editora Unisul, R$ 20), de autoria de Laerte Tavares, será lançado nesta terça-feira, 1º, às 19h, no Emporium Bocaiúva, em Florianópolis.
A obra resgata estilo literário do século XVI, o mesmo usado por escritores como Camões, Sá de Miranda e Bernardim Ribeiro, para contar a história de Florianópolis por meio de poemas.
No litoral de Santa Catarina, o estilo foi largamente difundido e declamado por descendentes portugueses que inspiraram a obra de Laerte Tavares.
Na obra, o autor procura contar a história e "causos" da cidade. Constam, em versos, a história da fundação da Ilha e a pesca de tainha, aparada em textos escritos por Virgílio Várzea, grande escritor local.
A obra traz dados dos antigos bares, carnavais, clubes, figuras humanas ilustres que marcaram épocas na ilha e também poemas líricos, além de sonetos de amor e temas diversos.
O autor
Laerte Tavares, graduado em engenharia, se diz um engenheiro construtor de versos, apenas. Este é o seu terceiro livro de poemas, sendo mais uma prova inequívoca do poeta que desponta a contribuir com a arte literária catarinense. Ele é autor de “Canoas, Ventos e Mares”, também editado pela UNISUL, com temas regionais de Armação do Itapocoróy, Penha, o qual fez enorme sucesso na região.