Os municípios de Florianópolis, Chapecó e Xaxim foram selecionados para representar Santa Catarina no Prêmio Brasil Sorridente 2015 nas categorias: municípios com população superior a 300 mil habitantes, entre 50 e 300 mil, e até 50 mil respectivamente. Participaram da seletiva 23 municípios.
A seleção foi feita por uma comissão presidida pelo cirurgião-dentista e professor João Carlos Caetano e com a participação do presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), Élito Araújo, e professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Saúde Bucal Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina.
Instituído pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em parceria com o Ministério da Saúde, em 2005, o prêmio é concedido às políticas públicas de saúde bucal que mais se destacaram a nível nacional. Os vencedores, que serão divulgados no dia 15 de setembro pelo CFO, recebem um consultório odontológico completo.
Melhores práticas
Em reconhecimento ao esforço dos municípios catarinenses em aprimorar a implantação de políticas públicas de saúde bucal, o CRO-SC também selecionou 10 municípios para receber o prêmio de Melhores Práticas em Saúde Bucal 2015. São eles: Chapecó, Cocal do Sul, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Porto União, São Bento do Sul, Xaxim, Águas de Chapecó e Flor do Sertão. A condecoração será entregue em Sessão Solene na Assembleia Legislativa, durante a semana de Saúde Bucal, em outubro.
“É uma homenagem justa, já que os municípios catarinenses vêm aprimorando constantemente suas políticas públicas de saúde bucal. Uma prova disso é o Prêmio Sorridente, no qual projetos desenvolvidos em Santa Catarina sempre estão entre os finalistas”, acrescenta João Carlos Caetano.