Fotos: Carolina Dantas / Bolsista de Jornalismo na Agecom |
Até sexta-feira, 21 de agosto, o hall da Reitoria da UFSC recebe exposição promovida pela Semana da Cultura Pop Japonesa. A mostra reúne três temas: ´Hinamatsuri e Dia das Crianças`, ´Armaduras, Arcos e Elmos` e ´Cosplay`.
No local é possível ver as bonecas do Hinamatsuri (festival das bonecas ou Dia das Meninas), uma festa típica japonesa comemorada no dia 3 de março. Como manda a tradição, bonecas que representam o imperador, a imperatriz, serviçais e músicos com vestimentas tradicionais são dispostos em plataformas cobertas com panos vermelhos. A data é comemorada para desejar saúde e felicidade às meninas.
No ritual do Dia das Crianças, bonecos são trajados com vestes, armaduras, flechas e espadas, lembrando os samurais. A festa acontece no dia 5 de maio para proteger os meninos de acidentes e doenças. A mostra também traz roupas, armaduras e adereços usados em lutas medievais. O termo Cosplay representa a brincadeira de fantasiar-se com trajes de personagens japoneses. No local é possível ver roupas de mangás, animês, games e da banda Nalice Mizer.
Para quem gosta de plantas, há Ikebanas, uma arte com arranjos de flores, e um jardim japonês com bonsais, árvores em miniatura cultivadas em vasos de cerâmica. Outros elementos da cultura japonesa também podem ser conhecidos, como origamis, kimonos, OBI (faixa que amarra kimonos), TABI (meia com espaço entre os dados) e GETA (sandália de madeira usada com trajes de verão).
Ainda no hall da Reitoria estão expostos desenhos com a técnica Sumi-ê. A pintura tradicional chinesa é feita com Suzuri (recipiente para preparação da tinta), Fude (pincel feito com pêlo de ovelha ou texugo), Kami (papel de arroz) e Sumi (tinta fabricada com a fuligem de plantas e cola).
Workshops
Os workshops de Manga acontecem nesta quarta (19/8), às 18h30min, quinta, às 14h, e sexta, às 18h30min. O de Origami avançado será na quinta, às 18h. Os cursos são na Sala Harry Laus, na biblioteca da UFSC, com uma taxa de R$10.
A programação dessa quinta-feira segue com o workshop Forja da Espada, às 16h, em frente à Reitoria. O encontro vai demonstrar como é o processo de forjar peças de aço a altas temperaturas. A partir de um bloco, mostra como o metal é trabalhado em sua forma pura até se transformar em lâmina.
O último dia do evento, sexta-feira (21/8), será marcado pelas palestras ´A Neurociência e os jogos cognitivos`, com Emilio Takase, ´Jovem Japonês de Hoje`, com RyokoFukuhara e ´Mitos e Lendas dos Guerreiros Japoneses`, ministrada por Anderson Tsukiyama.
Exibição de filme e anime
Na quarta e quinta-feira, às 20h, no auditório da Reitoria, será apresentado o filme Yamazakura (Cerejeira Silvestre). O filme é baseado no livro de Shuhei Fujisawa, mesmo escritor de Semishigur, e dirigido por Tetsuo Shinohara, também diretor de Hatsukoi (Primeiro Amor, 2000). A história conta como é o cotidiano de uma pequena vila de agricultores no período Edo, e reflete os valores fundamentais da cultura e das tradições japonesas. A classificação é de 12 anos e a entrada é franca.
Na quinta-feira é a vez do anime ´Cowboy Bebop`, do diretor ShinichiroWatanabe. A aventura de ficção é baseada numa série de sucesso da TV, com efeitos de animação impressionantes e ação ininterrupta. No planeta Marte, dias antes da festa do dia das bruxas de 2071, vilões explodem um caminhão na Highway One, espalhando um vírus que provoca centenas mortes. Temendo um ataque bioquímico ainda mais devastador, uma recompensa astronômica é oferecida pela captura da pessoa responsável pela destruição. O filme é legendado, classificação indicada para 16 anos.
O evento é organizado pela Associação Nipo-Catarinense e pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, com o apoio da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) UFSC.
Confira a programação completa da Semana da Cultura Pop Japonesa no site www.nipocatarinense.org.br ou www.secarte.ufsc.br
Saiba mais sobre o evento pelo telefone (48) 3224-4982, com Elidio Yocikazu Sinzato.
Por Tifany Ródio / Bolsista de Jornalismo na Agecom