A cadeia produtiva do pescado será tema do seminário técnico que ocorre durante as edições da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaosta). O evento será realizado pelo Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof) no primeiro dia da festa, 16, a partir das 8h, no Centrosul – a festa vai até o dia 10. A inscrição deve ser feita aqui.
O objetivo do seminário é orientar e capacitar os maricultores, pescadores e outros profissionais da aquicultura, assim como dirimir as dúvidas sobre as normas e adequações que precisam ser efetivadas para trazer os produtos para a legalidade. A primeira etapa do seminário técnico ocorreu no final de julho, na Epagri.
A programação contará com palestras relacionadas ao papel do engenheiro de aquicultura no mercado de trabalho; a comercialização e legalização do pescado; técnicas de assentamento de sementes de mexilhões; a promoção da sustentabilidade da malacocultura de Florianópolis; e o ordenamento da maricultura na Capital.
No fim de agosto, quatro produtores de ostras receberam a certificação de suas produções pela Cidasc, o que lhes garantiu maior segurança e qualidade para comercializar os moluscos durante a Fenaostra.