Os trabalhadores da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) decidiram nesta quinta-feira, 27, terminar a greve deflagrada terça-feira. A coleta de lixo será retomada ainda pela manhã na região central da cidade, mas o serviço só deve ser normalizado em toda a cidade na sexta-feira, quando também será feita a coleta seletiva.
Os servidores resolveram aceitar a proposta da Prefeitura, apresentada em audiência no Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC) nesta quarta-feira.
A audiência teve como concliliador o procurador regional do Trabalho, Alexandre Medeiros da Fontoura Freitas. Os principais itens apresentados pelo Secretário da Fazenda, Planejamento e Orçamento de Florianópolis foram:
1- Quitar os descontos dos empregados relativos ao INSS até o dia 15 de setembro, referentes ao 13º de 2014, maio, junho e julho de 2015;
2 – Com recursos decorrentes da securitização da dívida ativa do município e de outros recursos adicionais, pagamento de INSS e FGTS em atraso, até dezembro de 2015:
3 – Não desconto dos dias parados, desde que se proceda de imediato à coleta e limpeza dos resíduos da cidade sem incidência de horas extras durante o período de 48 horas, limitado ao período de 2 horas extras/dia.
Nota da Comcap:
"Com o fim da greve de dois dias, a direção da Comcap assegura que os serviços de coleta de resíduos sólidos serão regularizados até sábado. Agora mesmo, informa o diretor de Operações, José Vilson de Souza, as equipes de coleta e de limpeza urbana se unem para limpar o Centro da cidade. Os auxiliares operacionais farão a varrição das ruas e os garis recolherão os resíduos nos principais calçadões. Ao mesmo tempo, explica o gerente do Departamento de Coleta em exercício, Ulisses Bianchini, equipes da coleta convencional retomam os roteiros alternados de terça, quinta e sábado pelas ruas gerais. As equipes da coleta seletiva reforçarão esse trabalho. “Os resíduos ficaram muito misturados na rua e com a chuva pouco se conseguirá salvar para a reciclagem”, lamenta o engenheiro sanitarista. Também serão repassadas ainda hoje as ruas gerais dos bairros onde a coleta é feita alternadamente às segundas, quartas e sextas. À noite, será feita a coleta diária da área central e da região comercial do Estreito. Como serão feitas primeiramente as ruas gerais, só na sexta e no sábado será possível regularizar o serviço de coleta em toda a cidade. A coleta seletiva só será retomada nesta sexta."