O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Obras, Rafael Hahne, apresentaram na manhã desta quarta-feira, 2, aos pescadores do bairro João Paulo, região do Saco Grande, o esboço de um projeto executivo para a construção de um trapiche na pequena baía, reivindicação que vem sendo feita há dez anos. A obra está orçada em cerca de R$ 3 milhões, com recursos próprios do município.
Na fase atual, está sendo realizado o estudo ambiental da área, a análise socioeconômica, da fauna, flora, água e outras características do ambiente, dos impactos positivos e negativos e as propostas de medidas de controle e minimização dos impactos ambientais.
O conceito apresentado foi o de um píer em concreto de 250 metros de comprimento, em forma de T, protegido de ressacas cíclicas, um sistema de “fence” atenuando as ondas sem impactar o leito do mar (longarinas verticais), pontões flutuantes para os barcos de pesca e lado direito para expansão de vagas e barcos de passagem.
O uso do trapiche não será indiscriminado, e o controle estará a cargo da Secretaria de Pesca, Maricultura e Agricultura. Num levantamento inicial, os pescadores do João Paulo contam com 60 embarcações, mas as assistentes sociais da Secretaria de Obras devem fazer um cadastro mais detalhado, inclusive para dimensionar com precisão o espaço para as vagas no trapiche.