A segunda edição da exposição “Guerreiros: do bronze ao aço” será aberta nesta sexta-feira, 14, e fica até o dia 11 de outubro no Museu Histórico de Santa Catarina, dentro do Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis. A mostra, com réplicas de armaduras de guerreiros da Idade Média, legionários romanos e samurais, foi organizada pelo SCAM Grupo de Recriação Histórica e Cultural. A entrada é gratuita.
Vinculado ao departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o SCAM produz, desde 2002, armas, armaduras e equipamentos usados por guerreiros de diferentes épocas da história, principalmente da Idade Média.
Todo o equipamento é funcional e usado por integrantes do grupo para treinamento e competições, como o 1º Campeonato Sul-Americano HMB (Historical Medieval Battle), realizado em março de 2015, em Lanus, na Argentina. Na competição, integrantes do SCAM enfrentaram lutadores chilenos e a seleção argentina.
O acervo apresentado na exposição é inteiramente fabricado pelo SCAM e inclui réplicas de peças usadas pelos cruzados, vikings, samurais e legionários e também por arqueiros de diferentes culturas.
Durante o período da exposição, serão realizadas nos jardins do Palácio Cruz e Sousa demonstrações de tiro com arco e de combates medievais com armaduras. Além da mostra do funcionamento de uma forja medieval, onde os visitantes poderão ver as armaduras e armas sendo produzidas ao vivo.
Aberta à visitação de escolas e ao público em geral, inclusive com visitas guiadas, a exposição “Guerreiros: do bronze ao aço” também oferecerá oficinas de tiro com arco e de espada medieval, que terão inscrições gratuitas, mas vagas limitadas.
Os interessados em fazer visitas guiadas e em participar das oficinas deverão entrar em contato com o setor administrativo do MHSC, pelo contato (48) 3665-6363, das 13h às 19h (de segunda a sexta-feira) para realizar a inscrição.