spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Cia. Eliane Fetzer abrirá o 6° Festival de Dança de Florianópolis

VariedadesCia. Eliane Fetzer abrirá o 6° Festival de Dança de Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Cia. Eliane Fetzer de Dança Contemporânea, de Curitiba, abrirá o Prêmio Desterro – 6° Festival de Dança de Florianópolis, com um compacto de 20 minutos do espetáculo “Naipi e Tarobá – A Lenda das Cataratas do Iguaçu”. A exibição inédita no Estado ocorrerá no dia 26, às 19h30, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), antecedendo a apresentação dos primeiros grupos concorrentes do evento.

Patrocinada pelo programa O Boticário na Dança, a montagem estreou turnê nacional em junho deste ano, no Rio de Janeiro, seguindo para Recife, Manaus e, agora, a Capital catarinense.

São 11 dançarinos interpretando por meio de solos, duos, trios e quartetos a história do amor proibido entre dois índios caingangues, razão pela qual uma divindade extermina uma aldeia inteira na exuberante paisagem do Oeste do Paraná.

Construído a partir da mitologia local e com subsídios coletados entre estudiosos sobre tribos e na pesquisa de materiais específicos, o espetáculo mantém sob cuidado constante as características da cultura étnica, que se evidencia especialmente na trilha sonora composta por Willian San’per.

Sinopse

No imaginário popular do Oeste paranaense, os caingangues que viviam às margens do Rio Iguaçu acreditavam em um mundo governado por M’Boy, um deus em forma de serpente. Devido à sua beleza, a índia Naipi é consagrada a ele.

Mas o jovem Tarobá se apaixona e decide fugir com ela. Ao descobrir o fato, M’Boy penetra nas entranhas da terra e cria uma enorme fenda, levando ao desaparecimento da aldeia e transformando Naipi em uma das rochas centrais das cataratas e Tarobá em uma palmeira à beira do abismo.