Papel pardo, caneta, foto e uma roupa que não sirva mais. Com esse material, a professora Vera Maria de Araújo trabalha a identidade das crianças da Creche Mont Serrat, localizada no Morro da Caixa, através do projeto “Brincando e Aprendendo”.
Antes de iniciar o trabalho na creche, conveniada com a Secretaria de Educação de Florianópolis, a professora visitou o bairro e as famílias dos alunos que freqüentam a unidade. Foi quando se deparou com situações de pobreza e de falta de higiene básica que viu a necessidade de realizar uma atividade que resgatasse a autoestima das crianças.
O projeto foi implementado no primeiro semestre deste ano em uma turma de 23 crianças de dois a três anos e trouxe melhoras significativas no relacionamento entre as crianças e a família, que passou a estar mais presente nas atividades realizadas na creche.
“Muitas crianças não se identificavam com o grupo, ficavam isoladas e choravam. Com o desenvolvimento do projeto, a autoestima das crianças melhorou bastante“, conta Araújo.
O corpo de cada criança é desenhado em papel pardo. Os familiares enviam uma foto do rosto da criança e uma roupa que não sirva mais. Dessa forma, é montada uma réplica de cada uma, que são expostas na sala de aula.
“Os alunos queriam mostrar o trabalho para todos, com isso houve uma melhora no relacionamento familiar”, relata a professora.
Formação
A professora Vera Maria de Araújo é formada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pós-graduada em Educação Infantil, com ênfase em Educação Especial pela Unidade de Educação Continuada e Especialização de Santa Catarina (UNIESC). Desde o ano passado faz parte da equipe da Secretaria de Educação de Florianópolis.