spot_imgspot_img
Florianópolis, 5 fevereiro 2025
spot_imgspot_img

Analistas-tributários da Receita Federal paralisam as atividades em Florianópolis

GeralAnalistas-tributários da Receita Federal paralisam as atividades em Florianópolis
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe

Analistas-tributários da Receita Federal do Brasil paralisaram as atividades nesta segunda-feira, 10, até quarta-feira, 12, em protesto contra a postura da administração do órgão em relação à tramitação da PEC 443/09, que vincula salários da Advocacia Geral da União, delegado da Polícia Federal e outros à 90% do subsídio dos ministros do STF. Os oito mil Analistas-tributários vão interromper o trabalho em todas as unidades da Receita Federal no país.

Em Florianópolis, os servidores aderiram à paralisação. Segundo a delegacia regional do sindicato nacional da categoria (Sindireceita), as atividades na Capital ficam suspensas até quarta-feira, 12.

Não haverá atendimento ao contribuinte nas Delegacias, Inspetorias e Agências; cessam a emissão de certidões negativas e todos os processos de cobrança ficam sobrestados; a fiscalização, a vigilância e a repressão nos portos, aeroportos e postos de fronteiras também ficará prejudicada.

A mobilização nacional, informa a presidenta do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Sílvia de Alencar, é uma resposta da categoria à postura dos administradores da instituição que passaram a utilizar toda a estrutura da Receita Federal para defender os interesses do cargo a que pertence a maioria de seus integrantes, em prejuízo dos Analistas-Tributários, que também integram a Carreira de Auditoria.

“Em plena crise econômica, com o Estado precisando desesperadamente de recursos, os delegados, inspetores, superintendentes e até o secretário da Receita, abandonaram o trabalho e passaram a utilizar o órgão para defender seus interesses corporativos. Mais do que isso, estão atuando deliberadamente para desestruturar a Carreira de Auditoria e prejudicar o Analista-Tributário, o que traz graves consequências para a Administração Tributária e Aduaneira”, critica.

Segundo a presidenta do Sindireceita "nenhum Analista-Tributário deve retomar suas atividades até que a administração passe a tratar os servidores de forma isonômica".