O trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Florianópolis, que presta o serviço de apoio aos imigrantes, tem sido intenso nos últimos dias. Com a chegada do último ônibus a Florianópolis, nesta quinta-feira, 23, o número de pessoas alojadas no ginásio Carlos Alberto Campos, no bairro Estreito, na região continental da cidade, aumentou para 46. O próximo grupo chegará sábado.
Como o próximo grupo chega apenas no fim de semana, o objetivo agora é encontrar moradia e trabalho para todos que estão no local. Grande parte dos recém-chegados será encaminhada para outros locais ainda nesta quinta-feira, após serem cadastrados.
Os haitianos desembarcaram na Capital durante a madrugada, por volta das 2h. Vinte e um haitianos já estavam no ginásio, aguardando para serem encaminhados para outras cidades.
Logo após a chegada do novo grupo, todos receberam alimentação e um local para dormir. Os cadastramentos foram realizados na manhã após a chegada, em decorrência do atraso do ônibus. Os destinos apontados pelos imigrantes que pretendem sair do Estado estão sendo avaliados, para que todos sejam enviados para locais onde existam condições de trabalho e moradia.