A UFSC promove, nos dias 18 e 19 de agosto, o seminário internacional ´Um outro olhar sobre África: história e perspectivas`, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). As inscrições deverão ser feitas no dia 18, a partir das 14h, no local. O evento é aberto a todos, com entrada gratuita e certificado de presença.
O seminário é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFSC, formado por professores e estudantes africanos, brasileiros da universidade e de outras instituições, que propõem uma abordagem contemporânea sobre seu continente. Trata-se de uma contribuição para que o público acadêmico e os demais interessados possam conhecer a África para além dos estereótipos.
Temas como a história, a cultura e a política dos países africanos, e também a sua presença na cultura afro-brasileira, serão objetos de debates. Pretende-se, com isso, superar lugares-comuns e transpor visões redutoras, oferecendo um outro olhar sobre a África e construindo redes de solidariedade transacionais, contra o preconceito e a desigualdade.
O seminário é realizado pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e pelo Núcleo e Estudos Africanos e Afro-Brasileiros e tem apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE – UFSC), do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), do Centro Socio-Econômico (CSE), do Grupo Capoeira Angola e do Grupo GRIOT.
“Um mundo em que grande parte da população está fadada a exclusão, ocultos nas sombras porque são pobres, jamais poderá ter paz. Para que o mundo viva em paz é preciso alargar o anel de luz. Não pode haver um sistema para África e outro para o mundo. Se há uma lição a ser extraída da África pós-colonial é que um governo responsável é um governo bom.”
(Nelson Mandela)
Programação:
Dia 18 (terça-feira):
15h – Mesa de abertura
15h30 – Filme “Oxalá cresçam pitangas: Histórias de Luanda” (Direção: Ondjaki e Kiluanje Liberdade)
– Conferência Ondjaki com escritor angolano: aspectos culturais da língua portuguesa em Angola. Debatedora e professora Simone Schmidt (UFSC). Coordenador: Tiago Bassika Nzovo
18h30 – Lançamento dos livros de Ondjaki: “O leão e o coelho saltitão” (infantil, Língua Geral) e “Avó Dezanove e o segredo do soviético” (romance, Companhia das Letras).
– Exposição fotográfica “Africanidades”, de Virginia Yures
Dia 19 (quarta-feira):
9h – Mesa “A formação da África Contemporânea”, com professor Sílvio M. de S. Correa (UFSC), professora Susan Oliveira (UFSC) e doutorando Joel Aló Fernandes (UFSC). Coordenador: professor Carlos Eduardo dos Reis (UFSC).
15h – Mesa “África no Brasil: problemas e perspectivas”, com professora Fabiane Popinigis (UFSC), professor Marcos Rodrigues da Silva (FURB) e professor Marcelo Tragtemberg (UFSC).
Coordenadora: Juliana Regazoli (UFSC).
18h30 – Conferência com Jorge Risquet (Cuba): “A descolonização da África: participação cubana na luta pela independência”. Debatedor: Nildo Ouriques (IELA – UFSC). Coordenador: Reinaldo João de Oliveira (PUC-RS).
Encerramento: Grupo de Capoeira Angola; Angoleiro Sim Sinhô e Capoeira, Afoxé e samba-de-roda.
Mais informações: africaperspectivas@gmail.com ou (48) 3721–9297 (ramal 37).
Por Natália Izidoro / Bolsista de Jornalismo da Agecom