4ª etapa da Copa Veleiros de Monotipos.
A competição inicia no sábado (15), às 12h,em Jurerê, com a largada da primeira de três regatas. No domingo a expectativa é de ventos mais fracos, o que pode atrasar o início dos trabalhos, marcados para as 11 horas, com duas regatas.
Termina com a sétima etapa do final de novembro, mas alguns favoritos já despontam entre as 10 classes em jogo. Mario Mazzaferro, no Optimist Veterano, e o irmão Luca Mazzaferro, na Laser 4.7, ambos do Iate Clube de Porto Belo (ICPB), venceram as três disputas realizadas até agora.
Mario participa do Mundial de Optimist em Niterói e abre a possibilidade de o segundo colocado, Flavio da Costa Neto, assumir a dianteira nesta quarta etapa. Luca se prepara para a competição de amanhã em Jurerê, depois de disputar o Mundial Júnior de 4.7 no final de julho em Búzios.
Outros velejadores catarinenses que correram no Rio de Janeiro também devem estar neste fim de semana na raia do Norte da Ilha de Santa Catarina. Maria Cristina Boabaid, segunda brasileira melhor colocada, 19ª entre as 39 atletas do Mundial Júnior, só não participa se estiver muito mal: “Ela está com uma forte dor no ombro, mas tem muita vontade de ir para a água”, informa a mãe Karina Boabaid.
Optimist Estreante, Laser Standard e Radial, Snipe, 470, Dingue, 420 e Hobie Cat 16 são as outras oito classes em disputa. Os velejadores de Snipe, entre eles Alexandre Back, Rogério Capella, Felipe Linhares e Roberto Salles, aproveitam os dois dias como treino para o Sul-brasileiro do início de setembro em Içara, Sul do estado.
O evento é organizado ao longo do ano pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC).
As temperaturas devem oscilar entre 18 e 20 graus, esquentadas ainda mais pelo sol que promete brilhar nos dois dias.