O filme "Vida cigana" (Reino Unido/Iugoslávia/Itália, 1988, 142 min.), de Emir Kusturica, será exibido nesta segunda-feira, 29, a partir das 19h, na sessão "O filme que eu gostaria de ter feito" do cineclube da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. A entrada é gratuita.
Na comédia do cineasta sérvio, que tem Bora Todorovic e Davor Dujmovic no elenco, Perhan é um cigano que mora com sua avó na periferia de Sarajevo. Apaixonado por Azra, seu sonho é ganhar dinheiro suficiente para poder casar-se com ela.
O vagabundo Ahmed propõe a Perhan ir para a Itália, na tentativa de fazer fortuna rápido. O jovem aceita, e quando se dá conta já é prisioneiro de um mundo sem escrúpulos, cheio de mágoa, do qual ele não quer participar.
A obra rendeu a Emir Kusturica o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes em 1989, mesmo no qual foi indicada à Palma de Ouro. A convidada da sessão, que participará de um bate-papo com a plateia, é Virgínia Jorge, professora do curso de cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216.