spot_imgspot_img
Florianópolis, 15 janeiro 2025

Mais uma edição da Caminhada Pare a Dor ocorrerá neste sábado em Florianópolis

SaúdeMais uma edição da Caminhada Pare a Dor ocorrerá neste sábado em...
spot_img

Vintage Culture retorna ao P12 para show na temporada de verão 2025

Foto: Adriel Douglas O DJ e produtor musical Lukas Ruiz,...

Aperol e Campari oferecem bares embaixadas em Florianópolis/SC

Crédito: foto divulgação Os bares embaixadas estão estrategicamente localizados nos...
spot_img

Compartilhe

Com o lema “A dor para a vida das pessoas – Pare a Dor”, as caminhadas, que reúnem profissionais da saúde e população com um objetivo de combater a dor, ocorrerão em várias cidades do Brasil. Em Florianópolis, será realizada neste sábado, 27, a partir das 8h, no Parque Ecológico do Córrego Grande (Horto). O movimento, que nasceu em 2009, reúne especialistas no combate à dor, continua com os encontros mensais na capital catarinense.

Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas sofram com problemas de dor crônica (mal que persiste ou recorre por mais de três meses) no País.  E os especialistas afirmam que sentir dor não é normal, mas tem tratamento. Existem muitas maneiras de atenuar seus efeitos e uma delas é a prática de algum tipo de exercício físico, como a caminhada.

Para a cinesiologista Mariana Schamas, “além dos muitos benefícios à saúde, a atividade física é reconhecida como um método não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida”. A profissional reforça, no entanto, que “é importante que esses exercícios sejam orientados por um profissional qualificado.

Procurar o médico o quanto antes pode ser decisivo para definir e cuidar do quadro clínico”, diz, reforçando que médicos e pacientes devem trabalhar juntos no combate a dor. A fisioterapia, a prática regular de exercícios/preparo físico, métodos para alívio de estresse (como massagem e técnicas de relaxamento) são, também, indispensáveis no combate às doenças.