spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

População se solidariza com o câncer infantil

GeralPopulação se solidariza com o câncer infantil
spot_img
spot_img

Compartilhe

20 mil tíquetes já foram vendidos antecipadamente.

No próximo dia 29 de agosto será realizada a maior campanha do país em prol das crianças e adolescentes com câncer. A 21ª edição do McDia Feliz tem como meta arrecadar R$ 12 milhões com a venda de sanduíches Big Mac em todos os 568 restaurantes McDonald’s brasileiros, incluindo os 15 de Santa Catarina, elevando em 4% em relação ao ano anterior, quando foram arrecadados R$ 11.524.268,99 com a venda de aproximadamente 1,5 milhão de sanduíches Big Mac.

Em Santa Catarina a instituição credenciada no Instituto Ronald Mcdonald é a Associação de Voluntárias do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS), que todos os anos além de vender antecipadamente os tíquetes do McDia Feliz, produz materiais de apoio que também são comercializados para ajudar na arrecadação. Este ano foram produzidas camisetas estampadas com mensagens de apoio ao tratamento do câncer infantil, que já estão sendo vendidas em colégios, empresas, entidades e na própria AVOS no Hospital Infantil.

A AVOS recebeu 26 mil tíquetes para serem comercializados antecipadamente e até o momento já foram vendidos mais de 20 mil, ou seja, 77% da meta antecipada para este ano. Foram produzidas também cinco mil camisetas que já estão sendo disponíveis para compra.

“Muitas empresas já comprar tíquetes e pedimos para que as pessoas se solidarizem com a nossa causa e que ajudem as crianças que sofrem com o câncer”, completa Maria Gertrudes da Luz Gomes, coordenadora da AVOS.

Nova Casa de Apoio: um sonho a ser concretizado

Há 30 anos a Associação de Voluntárias do Hospital Infantil Joana de Gusmão lesta engajada na luta contra o câncer infanto-juvenil. Mantenedora da Casa de Apoio do HIJG para abrigar crianças e seus pais durante a fase de internação do tratamento, este ano a instituição terá um sonho antigo concretizado com o início da construção da Nova Casa de Apoio.

Todo o dinheiro arrecadado será empregado na construção, aumentando a capacidade de atendimento de 30 para 60 pessoas/dia. Além de dormitórios equipados, banheiros e cozinha, o empreendimento contará com brinquedoteca, biblioteca, auditório, oficina de marcenaria, sala de convívio, lavanderia e refeitórios.

Atualmente, a Casa de Apoio do Hospital Infantil Joana de Gusmão é o único local gratuito disponível para a acomodação de pacientes e familiares carentes de fora da Grande Florianópolis que não estejam internados, mas ainda em tratamento contra o câncer no hospital. O fluxo de pessoas que são encaminhadas para a Casa hoje é maior do que a capacidade do abrigo e há muitos anos a coordenadora da AVOS, Maria Gertrudes da Luz Gomes, 75 anos, luta pela construção de uma nova casa.

O terreno, que tem 2.615 m², foi cedido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em comodato para a Associação.

“A Casa de Apoio será um sonho concretizado e dessa forma poderemos ajudar um número maior de pessoas duplamente: primeiro por estarmos dobrando a capacidade de atendimento e também porque muitas vezes pacientes em estado não grave, que precisam de acompanhamento, mas não da internação, são encaminhados para Casa para serem tratados”, declara Maria Gertrudes.

A Associação de Voluntários, uma das mantenedoras da Casa, vem realizando outros eventos para arrecadar verba para a construção. A construção será viabilizada com os eventos realizados e com a verba arrecadada com a campanha do McDia Feliz dos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009.