A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis emitiu um comunicado na noite desta quinta-feira, 18, a respeito de questionamentos que têm sido feitos na internet ao valor que o Executivo municipal está investindo no novo projeto de sinalização turística da Capital: R$ 1.190.648,36, por meio da More Sinalização e Construção Ltda., empresa que venceu a licitação pública do projeto.
Ao todo, 66 pontos da cidade irão receber a readequação da sinalização, padronizada em formas e cores e disponível em três idiomas. As placas vão indicar as rotas gastronômicas da cidade, como a de Coqueiros, Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa. As principais praias, como: Campeche, Armação, Pântano do Sul, Joaquina, Praia Mole, Lagoa da Conceição, Costa da Lagoa, Ingleses, Santinho, Moçambique e Praia Brava. Além dos mirantes e pontos históricos, como a Praça XV de Novembro, Mercado Público, Centro Histórico e o Teatro Álvaro de Carvalho.
No dia 9, o primeiro ponto recebeu a readequação: o Morro das Pedras, no Sul da Ilha. A empresa vencedora da licitação foi conhecida no fim de maio.
Confira a íntegra do comunicado:
"Circulam nas redes sociais questionamentos e informações distorcidas sobre o projeto de sinalização turística que começou a ser implantado em Florianópolis. Um dos principais pontos é com relação ao valor do contrato, pouco mais de R$ 1 milhão.
A prefeitura esclarece que o valor não diz respeito apenas às 66 placas trilíngues que serão instaladas em diversos pontos turísticos da cidade. O projeto de sinalização turística, que foi aprovado pelo Ministério do Turismo e pela Caixa Econômica Federal, que exigiu análise técnica e avaliou a planilha de custos, contempla também o fornecimento, instalação, fundação dos pórticos em concreto e em alguns pavimentação do entorno que será necessária em alguns locais. Há também a ancoragem e os defensores (guardrail). Outro diferencial que está previsto no projeto é a sinalização no modelo de pórticos. O prazo para execução é de 180 dias."